terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Pombeiro contra "utilização abusiva" da imagem do primeiro-ministro no cartaz da PróToiro: "Não tem pés nem cabeça!"

A Federação PróToiro iniciou o novo ano com uma campanha contra a tão falada proposta de proibir os menores de assistirem a corridas de toiros e através da sua marca Touradas colocou junto da Assembleia da República um outdoor (foto de baixo) onde questiona "já conheces os novos pais dos teus filhos?", exibindo as fotos do primeiro-ministro António Costa e do líder do PAN, André Silva e frisando que "a liberdade na educação dos filhos pertence aos pais e não aos políticos".

O cartaz está a gerar grande polémica e dentro do meio taurino há mesmo quem não concorde com esta "forma populista" de protesto, lembrando que "as touradas são populares e não populistas".

Luis Miguel Pombeiro (foto de cima), empresário taurino da praça de toiros de Lisboa (Campo Pequeno) e de outras praças do país, manifestou hoje ao "Farpas" o seu desagrado por esta iniciativa da PróToiro e ameaça mesmo sair da APET (Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos), "caso esta esteja associada à iniciativa".

"Não se trata de eu ser ou não ser socialista, mas não posso concordar que tenham usado a imagem do primeiro-ministro de Portugal, mais a mais num ano em que o nosso pais preside à Comissão Europeia, imagem que tem que ser preservada e respeitada, goste-se ou não da sua ideologia política. Considero uma abuso terem utilizado a imagem do primeiro-ministro neste cartaz que, quanto a mim, não tem pés nem cabeça. Sou, obviamente, contra a proibição de os menores poderem ir às touradas. A tourada é, foi sempre, uma festa de família e desde que os pais assim o decidam, têm todo o direito de levar os seus filhos. No entanto, considero que não é com campanhas populistas deste tipo, usando e abusando da imagem do primeiro-ministro, que se combate esse projecto", afirma o empresário. E acrescenta:

"Nem se sabe ainda se essa proposta será aprovada ou não, existem muitas formas de a combater, mas não concordo minimamente com esse cartaz e com essa campanha nos moldes em que está a ser desenrolada. Trata-se de uma provocação populista e de um cartaz sem nexo. Não conheço ainda a posição da APET, mas uma vez que se trata de uma iniciativa da PróToiro, a que a associação de empresários está agregada, sairei de imediato se se confirmar que também deu o seu aval a esta lamentável campanha sem consultar a opinião dos seus associados".

Fotos M. Alvarenga e PróToiro