sábado, 8 de maio de 2021

Vila Franca, hoje: Francisco Borges sofreu fractura do nariz


Francisco Maria Borges quando regressou à trincheira
depois de assistido na enfermaria da praça

O grande forcado Francisco Maria Borges, dos Amadores de Montemor, sofreu esta tarde em Vila Franca uma fractura do nariz e ainda uma lesão no braço provocada pelo primeiro toiro da corrida, de Veiga Teixeira, o mesmo que colheu aparatosamente o cavaleiro Luis Rouxinol Júnior.

Francisco Borges lesionou-se após pegar, com a arte e a valentia costumeiras, à terceira tentativa, o primeiro toiro da corrida de hoje, que marcava o regresso dos Amadores de Montemor à centenária praça "Palha Blanco" após dez anos de ausência. Daqui a pouco, vamos publicar, como é habitual, a sequência das seis pegas em mais uma tarde duríssima e de grandes emoções "à moda de Vila Franca". O Grupo de Montemor repartiu cartel com o de Vila Franca. Vão poder ver toda a sequência das heróicas tentativas deste enorme forcado para pegar um toiro que pôs tudo e todos em respeito.

Embora a "volta à arena" - que agora se resume à ida ao centro para receber os aplausos - não tivesse sido autorizada pela direcção da corrida, Francisco Borges (que brindara a pega a seu pai, antigo glória do grupo) recebeu uma enorme ovação do público quando, acompanhado pelos Bombeiros que o socorreram, atravessou a trincheira em direcção à enfermaria.

Depois de ali receber os primeiros curativos, o valoroso forcado regressou para junto do grupo - com o braço ao peito e com visíveis marcas da lesão que sofreu no nariz. como se pode ver nas fotos de cima.

Há momentos o "Farpas" falou com Francisco Maria Borges, que nos disse: "Rompi o peitoral e sofri uma fractura no nariz. Vou ter que fazer um raio-x e só depois saberei se vou ter que ser operado".

Desejos de rápida recuperação.

Fotos M. Alvarenga



Francisco Borges foi socorrido ainda na trincheira pelos
Bombeiros de V. Franca e só depois se dirigiu pelo seu
próprio pé à enfermaria da praça
O afecto do pai, o antigo e lembrado forcado do mesmo nome,
a quem Francisco brindara a sua pega, no momento em que
o filho se dirigia à enfermaria