segunda-feira, 23 de maio de 2022

Afonso Jesus: quem era o jovem que foi morto por um toiro na largada na Moita

Afonso José Gomes de Jesus, o jovem de apenas 16 anos que na madrugada de sábado foi mortalmente colhido por um toiro na primeira largada das festas da Moita, era jogador de futsal do Grupo Desportivo Escola Básica D. João I/Parque Infantil Estrela Vermelha, da Baixa da Banheira.

"Bom aluno, divertido e cheio de vida. Afonso era aficionado, mas não tinha experiência nas largadas. Foi colhido pela sua distracção e ingenuidade", escreve no Facebook o jornalista Nelson Lopes.

Também no Facebook, na página do Grupo Desportivo da Escola Básica D. João I da Baixa da Banheira, se recorda "a sua eterna alegria" e o "sorriso maroto que sempre demonstrou", apresentando-se os sentimentos à família, aos amigos, aos colegas e treinadores "e a todos os que puderam desfrutar da sua honesta ingenuidade".

O acidente ocorreu perto das duas horas da madrugada do passado sábado em plena Avenida Teófilo Braga, que vai dar à praça de toiros "Daniel do Nascimento", onde por tradição decorrem as largadas. A da madrugada de ontem foi a primeira da Feira de Maio.

O jovem sofreu graves ferimentos na zona do pescoço e foi assistido no local por uma equipa da Cruz Vermelha e levado para o posto de socorro montado junto da zona da largada, sendo depois transportado em estado crítico ao Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, onde viria a falecer.

O corpo do jovem Afonso de Jesus está no Hospital do Barreiro, a aguardar pela realização da autópsia, não estando por isso ainda marcadas as cerimónias fúnebres.

Foto D.R./GD EB D. João I/PIEV/Facebook