segunda-feira, 30 de maio de 2022

É importante que o vamos apoiar! "Juanito" no Colete Encarnado em Vila Franca

"Juanito" está vivo e recomenda-se, não "acabou" em Madrid, apesar do desaire no último toiro, depois de ter confirmado dignamente a alternativa no primeiro da tarde.

Há já quem tenha abandonado o barco e outros que se preparam para o fazer - mas o "Farpas", apesar de reconhecer e o ter referido aqui, que o jovem matador foi a Las Ventas impreparado, precipitadamente e sem rodagem, continua a acreditar nas imensas potencialidades do toureiro!

Com muitos contratos para cumprir ainda esta temporada em França e em Espanha, e também em Portugal, "Juanito" terá o seu próximo encontro com a aficion portuguesa - e é importante que o estejamos a apoiar nessa tarde - no dia 3 de Julho em Vila Franca de Xira, na tradicional corrida mista do Colete Encarnado, onde vai ombrear com o figurão espanhol António Ferrera frente a quatro toiros da ganadaria Murteira Grave, com a qual o matador luso tem obtido sonantes triunfos, o último dos quais há um mês na praça espanhola de Higuera la Real. A cavalo, frente a outros quatro toiros de Canas Vigouroux, actuam João Telles e Francisco Palha, estando as pegas a cargo dos Amadores de Vila Franca, sob o comando do experiente Vasco Pereira.

Gritante, a todos os títulos, é a injustiça da ausência de "Juanito" na Feira de Badajoz - e também de Ginés Marín. Ambos cortaram três orelhas em 2021 - e não vão ser repetidos este ano numa feira que, para a aficion portuguesa e apesar da presença do jovem aluno da Escola de Vila Franca, Gonçalo Alves, na aula prática inserida no ciclo, é das mais desinteressantes dos últimos anos.

Foto M. Alvarenga