segunda-feira, 30 de maio de 2022

Azambuja: emoção e lágrimas na homenagem a Francisco Vassalo

Francisco Vassalo emocionou-se e não conteve as lágrimas quando ontem, ao intervalo da corrida na Azambuja foi homenageado numa significativa e muito aplaudida cerimónia - pelo seu antigo grupo de forcados, pelo presidente da Câmara de Azambuja, Silvino Lúcio, e também pelo presidente da Junta de Freguesia, André Salema e pelo presidente da Associação Poisada do Campino, Joaquim Campino (Quitó).

Histórico e grande forcado, Francisco Vassalo foi o terceiro cabo dos Amadores de Azambuja, depois do fundador Fernando Barreto (que comandou o grupo de 1967 a 1971) e de José António Félix (cabo de 1971 a 1975). O homenageado capitaneou o GFA de Azambuja de 1975 a 1986, temporada em que passou o testemunho ao quarto cabo Carlos Leonardo.

Ontem, foram muitas as recordações e as emoções que Francisco Vassalo viveu na arena da sua praça, homenageado por iniciativa da empresa Ovação e Palmas na tarde em que se comemorou o 55º aniversário da fundação do grupo.

Francisco Vassalo agradeceu, comovido, no centro da arena, a calorosa ovação do público. Em praça, a seu lado, além dos autarcas e de elementos do seu grupo, também os seis cavaleiros participantes na corrida e o empresário Luis Miguel Pombeiro.

Olé, Forcado!

Fotos M. Alvarenga


Momento da homenagem do presidente da autarquia Silvino
Lúcio ao grande forcado e antigo cabo do GFA de Azambuja
Francisco Vassalo com o presidente da Poisada do Campino,
Joaquim Campino, vendo-se atrás André Salema, presidente
da Junta de Freguesia
O actual cabo Nuno Matos (à esquerda) na homenagem a
Francisco Vassalo, terceiro cabo dos Amadores de Azambuja
(de 1975 a 1986)



Emoção e lágrimas na arena da sua praça