sexta-feira, 27 de maio de 2022

Chamusca: emotivo "derby" nas pegas entre os dois grupos da terra

Tarde de rijas e grandes pegas ontem na Chamusca, com empate no derby entre os dois valorosos grupos da terra - um mano-a-mano tradicional nesta corrida de Ascensão -, apesar de o prémio que distinguiu a melhor da tarde ter sido atribuído a Francisco Souto Barreiros Andrade (neto do grande Rui Souto Barreiros), forcado do Aposento da Chamusca, autor da quarta e última pega da corrida. 

O mesmo poderia ter sido ganho, com todo o merecimento também, por Francisco Rocha (terceira pega) dos Amadores da Chamusca. Mas o júri - composto por João Santos Andrade, Vasco Lucas e Manuel Francisco Romão - decidiu, está decidido! E não houve protestos do público no momento em que se anunciou o veredicto.

Os Amadores da Chamusca, capitaneados por Nuno Marecos, pegaram o primeiro toiro da tarde ao segundo intento, por intermédio de Bernardo Borges - que não esteve bem na primeira tentativa. O toiro não complicou, foi com nobreza pelo seu caminho, mas o forcado não se fechou bem. Na segunda tentativa, tudo correu de modo distinto. Bem o forcado da cara e bem o grupo a ajudar.

A segunda pega dos Amadores, ao sétimo toiro da tarde (os cavaleiros iniciaram a corrida, depois os matadores lidaram os quatro toiros seguintes e os dois últimos voltaram a ser lidados pelos cavaleiros), foi brilhantemente consumada por Francisco Rocha, que aguentou com estoicismo e galhardia, muito bem fechado, a força da investida do toiro e depois contou com a pronta e coesa ajuda de todo o grupo. Francisco Rocha deu uma aplaudida volta à arena com o cavaleiro Manuel Telles Bastos e teve ainda chamada especial ao centro da arena.

Os Amadores do Aposento da Chamusca, sob o comando do enorme Pedro Coelho dos Reis (que se despede das arenas nesta mesma praça a 1 de Outubro) pegaram o segundo toiro da tarde por intermédio de Vasco Coelho dos Reis (sobrinho do cabo), que sofreu forte e violento derrote na primeira tentativa e se fechou depois com decisão e poderio na segunda, com uma espectacular primeira ajuda de seu tio, o magistral cabo "Pipas" - que sofreu um pequeno corte no sobrolho. O forcado deu volta à praça com Francisco Palha e com o tio cabo, cuja presença na arena foi exigida pelo público e merecidamente autorizada pelo director de corrida Marco Cardoso.

A última pega da tarde, ao oitavo toiro da corrida, foi brilhantemente executada à primeira tentativa pelo experiente e bom forcado Francisco Souto Barreiros Andrade, que esteve muito bem a templar a investida do toiro e se fechou para não mais sair, com o grupo coeso e muito bem a ajudar. Esta foi a pega premiada com o Troféu Engº Jorge Duque. O forcado deu aplaudida volta à arena com o cavaleiro Francisco Palha e com António Rita, o maioral da ganadaria Varela Crujo. Ou seja, a corrida terminou em beleza.

Fique agora com as sequências das quatro pegas aos imponentes toiros de Varela Cujo, ganadaria que ontem também obteve notável triunfo na Chamusca - pela objectiva de Miguel Alvarenga.

Fotos M. Alvarenga














Bernardo Borges (Amadores) na primeira pega da tarde, ao
segundo intento



















Vasco Coelho dos Reis pegou o segundo toiro à segunda
tentativa - com uma ajuda magistral de seu tio, o cabo
Pedro Coelho dos Reis, que também deu volta à arena











Grande pega de Francisco Rocha (Amadores) à primeira e com
o grupo a ajudar muito bem, ao sétimo toiro da corrida








A pega vencedora do troféu foi a última da tarde, consumada
à primeira por Francisco Souto Barreiros Andrade, com os
companheiros do Aposento a ajudar na perfeição