segunda-feira, 30 de maio de 2022

Amadores de Azambuja: tarde de glória e de Forcados à antiga!

Miguel Alvarenga - Tarde a todos os títulos brilhante do grupo de forcados Amadores de Azambuja ontem na sua praça na celebração do 55º aniversário da sua fundação, com cinco grandes pegas à primeira tentativa, algumas a cargo, e com intervenções nas ajudas, de antigas glórias, e uma ao segundo intento, a primeira da tarde. Uma tarde de glória e de forcados à maneira antiga! Um hino à nobre e tão portuguesa arte de pegar toiros. Parabéns ao GFA de Azambuja!

Telmo Carvalho foi o forcado que pegou o primeiro dos seis grandes toiros de João Ramalho, que tiveram excelente comportamento e nem complicaram em demasia nas pegas, indo com nobreza pelo seu caminho e sem praticamente derrotar, mas com poder e muita força. O forcado fechou-se bem, mas as ajudas não foram brilhantes na primeira intervenção, acabando Temo Carvalho por concretizar ao segundo intento. Brindou esta primeira pega a todos os antigos elementos que ontem ali estavam de novo fardados e depois ergueu o barrete aos céus e dedicou-a também aos forcados já falecidos.

Para a cara do segundo toiro foi um forcado à antiga, António Barramaque, com cite bonito, galhardia na forma de receber o toiro, templando a investida com saber e arte, fechando-se com decisão, até pareceu fácil. O grupo ajudou na perfeição, havendo a destacar intervenções de antigos forcados. O forcado dedicou a pega ao presidente da Câmara de Azambuja, Silvino Lúcio.

A terceira pega esteve também a cargo de um veterano, o valoroso Luis Saramago, que concretizou com brilhantismo e valor ao primeiro intento, de novo com o grupo todo a ajudar muito bem e outra vez com as presenças de antigos elementos. Quem sabe, jamais esquece.

Ruben Santos dedicou a quarta pega, ao microfone, ao cavaleiro azambujense Paulo Jorge Ferreira, há muitos anos a residir na Califórnia e que esta temporada comemora 20 anos de alternativa. Esteve bem o forcado a receber, fechando-se com muito querer e com os companheiros uma vez mais a ajudar com coesão.

A quinta pega foi superiormente consumada por João Gonçalves, um dos grandes valores do grupo, que esteve toureiro a templar a investida e se fechou com estoicismo, bem ajudado por todos os companheiros e muito em especial pelo primeiro-ajuda, que esteve espectacular e depois deu também volta à arena.

João Branco fechou com chave de ouro a tarde de festa e de glória dos Amadores de Azambuja com mais uma grande pega à primeira tentativa.

Nota altíssima para o grupo chefiado por Nuno Matos e que teve ontem em praça as presenças de muitos dos forcados que aos longo de 55 anos honraram a jaqueta dos Amadores de Azambuja.

Depois de já aqui termos publicado a detalhada análise de Miguel Alvarenga, fique agora com as sequências das seis pegas e, já a seguir, não perca o emotivo momento da homenagem ao antigo cabo Francisco Vassalo, realizada ao intervalo da corrida. Mais logo, ao longo do dia, veja os melhores momentos das lides dos seis cavaleiros e todas as fotos dos Famosos que ontem encheram a praça de toiros de Azambuja.

Fotos M. Alvarenga




















Telmo Carvalho na primeira pega da tarde, à segunda







Até pareceu fácil a grande pega de António Barramaque ao
segundo toiro da tarde. Um forcado à antiga!










Luis Saramago, outra glória do GFA de Azambuja, na terceira
grande pega da tarde. Deu volta com Duarte Pinto e o
ganadeiro João Ramalho










Grandes pega de Ruben Santos ao quarto toiro, dedicada ao
cavaleiro azambujense Paulo Jorge Ferreira pelos seus 20 anos
de alternativa. Volta aplaudido com Andrés Romero e, de novo,
o ganadeiro João Ramalho








Excelente pega de João Gonçalves ao quinto toiro, com grande
intervenção do primeiro-ajuda, que depois o acompanhou e ao
cavaleiro Parreirita Cigano na triunfal volta à arena








João Branco fechou com chave de ouro a tarde de glória do
GFA de Azambuja na celebração dos seus 55 anos