segunda-feira, 23 de maio de 2022

Agradável festival abriu a temporada na Ilha Terceira

Muito agradável o festival taurino que este sábado abriu a temporada na Monumental da Ilha Terceira e no qual se comemorou o centenário da Banda Filarmónica Espírito Santo da Agualva, registando uma boa entrada de público que preencheu meia casa.

Quatro grandes actuações do cavaleiro David Gomes frente a toiros de boa nota das ganadarias locais Rego Botelho, João Gaspar e Ezequiel Rodrigues, deixando o valoroso toureiro da Malveira óptima impressão e excelente ambiente nesta sua estreia nos Açores - impondo-se agora que regresse à Terceira em próxima ocasião e numa corrida formal.

A pé, toureou o matador franco-mexicano Michelito Lagravere, que se estreava finalmente em Portugal depois de há uns anos ter sido impedido de tourear no Campo Pequeno quando ainda era menor de idade. Menos contemplado pela sorte no toiro de José Albino Fernandes, obteve depois um bom triunfo com o de Rego Botelho, toiro de excelente nota.

Nota alta para as intervenções do agora valoroso bandarilheiro Sérgio Nunes, que foi promissor novilheiro da Academia de Toureio do Campo Pequeno e da Escola Taurina de Madrid, que trocou o ouro pela prata e que no sábado actuou na quadrilha de Lagravere.

Destaque também para a presença nos Açores, pela primeira vez, do antigo matador de toiros e bandarilheiro Paco Duarte, apoderado do cavaleiro David Gomes, muito acarinhado pela aficion terceirense, conhecedora do seu historial e do seu passado.

Rijas pegas dos forcados do Ramo Grande, capitaneados por Manuel Pires, numa tarde que resultou muito agradável e serviu de aperitivo aos aficionados terceirenses para a Feira de São João no próximo mês de Junho.

Samuel Gomes pegou o primeiro toiro ao segundo intento; Gonçalo Batista fez a segunda pega da tarde à terceira tentativa; e André Lourenço e Rui Dinis pegaram os dois outros toiros ao primeiro intento.

O festival foi bem dirigido por Mário Manteigas e ao início do espectáculo rendeu-se homenagem à Banda do Espírito Santo da Agualva, que comemora este ano o seu centenário (fotos de cima).

Fotos Paulo Gil e Fernando Pavão






David Gomes (na foto de cima brindando a Manuel Pires)
deixou grande ambiente na Terceira com quatro lides perfeitas
conquistando o público açoreano, que o via pela primeira vez






Auspiciosa estreia em arenas portuguesas do valoroso matador
franco-mexicano Michelito Lagravere
O grande forcado Manuel Pires, cabo
do GFA do Ramo Grande





Forcados do Ramo Grande pegaram dois toiros à primeira,
um à segunda e outro à terceira
Sérgio Nunes, antigo novilheiro, brilhou na Terceira
às ordens do matador Michelito Lagravere