sexta-feira, 6 de maio de 2022

Já lá vão 12 anos...



Miguel Alvarenga - 6 de Maio de 2010, passam hoje 12 anos. Apareci pela primeira vez em público na corrida dessa noite no Campo Pequeno, acompanhado por dois companheiros de reclusão, os meus bons amigos Germano e Nuno, desde que iniciara, três meses antes, o cumprimento da minha pena de prisão aos fins-de-semana no Linhó pelo “crime” de “abuso de liberdade de imprensa”.

Tomou nessa noite a alternativa o cavaleiro Tiago Carreiras, apadrinhado pelo eterno Joaquim Bastinhas, com o testemunho de Pablo Hermoso de Mendoza e dos forcados de Évora e Vila Franca, com toiros da ganadaria espanhola de Fermín Bohórquez. Rui Bento geria a praça de Lisboa e era a empresa a Família Borges, responsável pela obra monumental de remodelação do Campo Pequeno, que fora reinaugurado quatro anos antes.

Fui, depois do 25 de Abril, o segundo jornalista a cumprir uma pena de prisão e ainda havia quem dissesse (tretas!) que a revolução “dos cravas” devolvera a Portugal a liberdade de expressão… 

O primeiro fora, muitos anos antes, Manuel Maria Múrias, meu antigo director no jornal “A Rua” - recordo hoje essa histórica noite no Campo Pequeno com os meus amigos do Linhó, até lhes apresentei o grande Pablo Hermoso, depois da corrida, no Hotel Alif, com quem tirámos uma foto (em cima).

Em baixo, momentos dessa aventura no Linhó, no pavilhão PDL (Prisão em Dias Livres, o chamado regime de reclusão aos fins-de-semana, a que chamávamos "a casa do Big Brother"), fotografado por João Dinis.

Fotos D.R. e João Dinis