Salvaterra veio abaixo com o triunfo de Palha no quinto toiro! |
Diogo Palha (prémio apresentação) e Sofia Silva (prémio bravura), os vencedores do Concurso de Ganadarias |
Francisco Palha, que estivera muito bem no seu primeiro toiro, acabou com o quadro no quinto da ordem, ontem em Salvaterra de Magos, que foi o exemplar da ganadaria Dr. António Silva, vencedor do prémio de bravura no Concurso de Ganadarias da sexta corrida dos Agricultores de Tomate do Ribatejo - uma tarde de praça cheia, com três quartos fortes das bancadas bem preenchidos e uma corrida daquelas que fazem aficionados!
Uma reaparição em grande de Francisco Palha, que toureava ontem pela primeira vez depois da grave colhida que sofreu na "Palha Blanco" em Setembro do ano passado, revelando ter voltado em grande forma e pronto para a guerra outra vez.
Depois da recente corrida no Cartaxo, esta terá sido outra das que vão marcar esta temporada. Correu tudo bem, houve toiros de verdade, com apresentação irrepreensível, toureou-se muito bem a cavalo e brilharam também em grande os forcados, dois grupos dos melhores, os Amadores de Santarém e os Amadores de Coruche, com seis pegas à primeira tentativa.
Apesar do grande destaque de Palha, Luis Rouxinol e o jovem António Ribeiro Telles (filho) foram também ontem dois grandes triunfadores em Salvaterra. Melhor era mesmo impossível.
O prémio de apresentação foi ganho pelo sexto toiro da ganadaria Passanha. O júri do concurso era composto pelos críticos tauromáquicos Vasco Lucas e Miguel Ortega Cláudio e pelos antigos forcados António Manuel Barata Gomes e Pedro Graciosa. O público aceitou sem protestos a decisão dos jurados, mas alguns defendiam, à saída, que o prémio de bravura deveria ter sido entregue ao toiro de São Marcos, primeiro da tarde, que substituiu o anunciado de Fernando Palha. Nunca se consegue agradar a gregos e a troianos...
Já a seguir, vamos mostrar-lhe as sequências das seis enormes pegas. Mais logo, ao longo do dia, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga, os melhores momentos das lides dos três cavaleiros, algumas das grandes intervenções dos bandarilheiros e todas as fotos dos Famosos que ontem estiveram em Salvaterra a assistir àquela que foi, repetimos, até agora, uma das maiores corridas da temporada.
Fotos M. Alvarenga
Duas lides de soberba maestria de Luis Rouxinol |
António Telles toureou como os eleitos e deu ontem mais um importante e decisivo passo em frente |
Prémio de bravura ao toiro da ganadaria Dr. António Silva lidado em quinto lugar por Francisco Palha |
O toiro de Passanha (620 quilos!) lidado em último lugar pelo jovem Telles ganhou o prémio de apresentação |