domingo, 1 de maio de 2022

Tarde dura na "Palha Blanco": poderosos Castros "deram água pela barba" aos heróicos Forcados

Miguel AlvarengaOs toiros de Fernandes de Castro deram ontem água pela barba aos valentes forcados em Vila Franca de Xira. Mesmo assim e apesar de três elementos dos Amadores do Ramo Grande terem recolhido de maca à enfermaria, não houve, felizmente, lesões graves a registar. Segundo Filipe Pires, cabo fundador do grupo açoreano, os forcados que sairam de maca não sofreram nada de muito grave.

Sérios, duros, a "meter mudanças" e a "tocarem teclas", exigindo, impondo emoção na praça, cheios de sentido, com idade e com peso (dois com 600 quilos e todos os outros acima dos 550), com força - e que força! - os Castros fizeram estragos na hora das pegas e em nada facilitaram, bem pelo contrário, a actuação dos Amadores de Vila Franca e dos Amadores do Ramo Grande. Houve perigo, emoção e seriedade. Com toiros destes não se brinca... Houve forcados valentes, heróicos mesmo, direi.

Levaram a melhor os gloriosos Amadores de Vila Franca, sob o comando de Vasco Pereira, com três grandes pegas de Pedro Silva (ao segundo intento); de Rafael Plácido (forcado de valor que é filho do antigo novilheiro e actual bandarilheiro Rui Plácido), com uma rija pega também à segunda; e de Luis Valença, "valente como as casas", que mesmo diminuído depois de três violentas tentativas, acabou por concretizar com estoicismo à quarta. Nota alta, como sempre, para o grande rabejador Carlos Silva. E para todo o grupo, que esteve valente a ajudar.

Os Amadores do Ramo Grande, comandados por Manuel Pires, não tiveram ontem, decididamente, a sua tarde, como em outras ocasiões em que os vimos triunfar em praças continentais. Houve, sobretudo, alguma falta de coesão nas ajudas, apesar da decisão e da raça dos forcados de cara. Óbvio que os toiros em nada ajudaram e aos açoreanos couberam os dois maiores, de 600 quilos (segundo e sexto), mas a realidade é que ontem o grupo não teve o êxito de outras presenças por cá.

O primeiro toiro dos forcados da Praia da Vitória, segundo da tarde, foi pegado na sua segunda intervenção por César Pires, a dobrar José de Sousa, que recolheu lesionado à enfermaria depois de três tentativas sem sucesso. Foi pegado à quinta.

O quarto toiro da ordem foi também pegado à quinta tentativa, na segunda intervenção de Luis Valadão, que dobrou André Lourenço, igualmente levado de maca para a enfermaria depois de ter tentado pegar o toiro por três vezes.

O último toiro, o maior da corrida (610 quilos) foi pegado pelo cabo Manuel Pires, um forcado experiente e bom, a que ontem faltaram ajudas nas primeiras três tentativas, acabando por consumar a sesgo, e com as ajudas carregadas, à quarta.

Fique agora com as sequências das seis pegas de ontem - numa tarde que não foi fácil para os homens das jaquetas.

Fotos M. Alvarenga













Pedro Silva (Vila Franca) executou uma valente
pega ao segundo intento ao primeiro toiro da tarde


























A segunda pega da corrida foi "uma carga de trabalhos" para
os forcados dos Açores. José de Sousa foi três vezes à cara do
toiro e saíu de maca para a enfermaria. Dobrou-o César Pires
(primo do cabo), que consumou na sua segunda intervenção










Rafael Plácido (Vila Franca) fez uma grande pega ao terceiro
Castro da tarde, ao segundo intento, muito bem ajudado pelo
grupo






















Quarta pega foi outro problema para os Amadores do Ramo
Grande. André Lourenço saíu lesionado e de maca depois de
três violentas tentativas. Foi dobrado por Luis Valadão, que na
sua segunda tentativa salvou a honra do convento























Luis Valença (Vila Franca) foi três vezes violentamente 
derrotado e chegou mesmo a perder os sentidos na primeira
tentativa. Mesmo diminuído, manteve uma postura heróica
e consumou com valentia e decisão à quarta tentativa

























Para a cara do último Castro (610 quilos!) foi o experiente e
grande forcado Manuel Pires, cabo do Ramo Grande. Nem 
sempre bem ajudado pelo grupo, concretizou a pega à
quarta e a sesgo