segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pablo Hermoso faz "balanço positivo" da exposição em Badajoz

Junto ao célebre "Cagancho"
Pablo com o "Chicuelo", companheiro de tantos e tantos êxitos
Na exposição com os membros do Governo da Extremadura
Pablo Hermoso e Moura Jr. com Manuel Molés e Francisco Fragoso no colóquio
Selas e cabeças de toiros emblemáticos
Trajes que lembram momentos históricos da carreira do rejoneador espanhol

Pablo Hermoso à entrada da Feira Ecuextre com as autoridades de Badajoz
e do Governo da Extremadura

Foi um êxito rotundo a exposição dedicada à carreira de Pablo Hermoso de Mendoza na Feira Ecuextre de Badajoz, que ontem encerrou. Francisco Javier Fragoso, Concejal Delegado da Ifeba (parque de exposições onde decorreu o certame), manifestou-se "impressionado sobretudo com algumas das recordações e objectos pessoais, mas acima de tudo por poder ver de perto os míticos cavalos 'Chicuelo' e 'Cagancho', que marcaram presença neste certame".
O rejoneador navarro visitou a feira ao início da tarde de sexta-feira passada, como aqui noticiámos, percorrendo com as autoridades locais todo o recinto da exposição montada em sua honra e onde, além dos dois cavalos referidos, era possível apreciar selas, trajes de tourear, cabeças emblemáticas de toiros por si lidados e ainda objectos pessoais e troféus obtidos em vinte anos de carreira nas arenas.
À entrada das instalações de Instituición Ferial de Badajoz, aguardavam Pablo Hermoso de Mendoza o presidente do Governo da Extremadura, José António Monago, o alcalde de Badajoz (presidente da Câmara), Miguel Celdrán, o Concejal Delegado de Ifeba, Francisco Javier Fragoso e o delegado do Governo da Extremadura, Germán López Iglésias, além do jornalista Manuel Molés, que conduziu um colóquio sobre o toureio a cavalo participado pelo próprio Pablo e pelo cavaleiro português João Moura Jr.
"Não eeperava uma exposição assim tão completa - confessou Pablo Hermoso -, é emotivo ver aqui toiros históricos da minha vida, reviver tantos momentos através destes trajes, destas selas e destes troféus emblemáticos da minha carreira. Foi como trazer a Badajoz um pouco da minha casa".
Entre os vários trajes expostos, Pablo destacou "um, sem botões, com que saí em ombros de Sevilha e com o qual cortei um rabo na Monumental do México" e também "as quatro cabeças dos toiros com que 'Cagancho' se despediu das arenas de Sevilha, Madrid, Pamplona e México".
Já no colóquio e falando sobre o momento actual do toureio equestre, Pablo Hermoso referiu que se vive "uma época dourada em Epanha, porque há mais rejoneadores que nunca e mais aficion que nunca. Entende-se do rejoneio mais que nunca, porque há muita informação, através da internet as pessoas seguem-nos e quando falamos com os aficionados, vemos que realmente conhecem a matéria".

Fotos Juan Andrés Hermoso de Mendoza/www.pablohermoso.net/Farpas