As "exclusivas", que tanta polémica criaram no início desta temporada, podem não ter sequência em 2014. António Manuel Barata Gomes (à direita na foto, com o seu amigo e cavaleiro tauromáquico José Luis Cochicho) deverá prosseguir a sua actividade empresarial com a "Campo e Praça", em sociedade com Albino Caçoete e é um dado adquirido que voltará a concorrer às praças que geriu nesta temporada e provavelmente até a outras, mas desta vez, muito provavelmente também, sem "exclusivar" toureiros. Em declarações exclusivas ao "Farpas", o conhecido proprietário do restaurante mais taurino do país, a "Casa das Enguias" na Lançada, adiantou que as "exclusivas" podem não ser renovadas, nem feitas nenhumas outras, na próxima época. "Primeiro, vamos ver o que acontece com os concursos das praças, depois se verá o resto, mas é provável que não volta e fazer 'exclusivas' na próxima temporada", disse. Embora reconhecendo que o formato "foi benéfico para os toureiros", o empresário reconhece que "a guerra que nos moveram no início, por terem interpretado mal a situação" se ficou a dever, em grande parte, à falta de informação que prestaram e ao silêncio que rodeou os porquês das "exclusivas".
O cavaleiro Rui Fernandes já anunciou publicamente que se desligava da "Campo e Praça", como se desligou dos apoderados que mantinha em Portugal e Espanha. Também António Ribeiro Telles, João Salgueiro, Vitor Ribeiro e João Telles Jr. deverão em 2014 ficar desligados, em termos de "exclusivas", da dupla Barata Gomes/Caçoete. À empresa continuará ligado, por via do apoderamento de Albino Caçoete, o cavaleiro Gilberto Filipe, um dos toureiros que este ano mais evoluiu em termos artísticos e mais se voltou a afirmar.
António Manuel Barata Gomes promete, a seu tempo, dar conta de todos os projectos que tem em carteira para a temporada de 2014.
Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com