segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Brincalhões...


Miguel Alvarenga - Primeiro e para acabar de vez com a polémica, não retiro uma vírgula ao que aqui escrevi ontem e hoje sobre a festa dos forcados no Montijo, nem ao que esta noite disse aos microfones da Rádio Portalegre - são estúpidos, sim senhor, os forcados que perderam este fim-de-semana uma extraordinária oportunidade de deixar vincada a sua força, a sua raça e a sua importância, comparecendo em peso na festa que o empresário João Pedro Bolota organizou e que visava, acima de tudo, engrandecer e enaltecer a imagem do Forcado Amador. São estúpidos, sim senhor, aqueles que não souberam ler e não souberam ouvir e vieram agora para as redes sociais levantar poeira e dar a entender que ofendi todos os forcados... credo! Tenho, tive e vou continuar a ter grandes e bons amigos entre a forcadagem. O "Farpas" foi o único orgão de informação taurina que acompanhou e noticiou a par e passo as duas eliminatórias da Demonstração de Forcados que este fim-de-semana se realizou no Montijo.  Aceitei pertencer ao júri, sim senhor, porque não digo que não aos Amigos e o João Pedro Bolota me convidou. Odeio ser júri do que quer que seja e muito menos de touradas. Por tudo isso, revoltou-me o facto de a praça estar às moscas nos dois dias, o facto de os forcados, que tinham a obrigação de ali ter estado, terem faltado. Estavam na Golegã? Pois deviam era ter estado no Montijo.
Ficaram exaltadinhos com o que escrevi? Azar o deles. Não souberam seguir o exemplo de um grande Forcado, Francisco Borges, glória dos Amadores de Montemor, que ontem, domingo, veio de Évora ao Montijo e me encontrou à porta, dizendo-me que estava ali precisamente depois de ter lido aquilo que eu tinha escrito e por entender que os forcados deviam marcar presença a apoiar os forcados. Mas Francisco Borges foi forcado do tempo em que os forcados eram a sério. Tal como aqueles que sábado e domingo integraram o júri comigo.
Para finalizar e depois de me ter apercebido da existência de um comunicado dos Forcados de Arronches dando conta de que não participarão na final do próximo dia 17 se eu me encontrar na praça... nem comento. Dá-me imensa vontade de rir. Mas dá-me sobretudo pena. Pretenderá esse grupo grangear no meio taurino, à minha custa, o protagonismo que não tem?
Resumindo e concluindo: os forcados deviam ter esgotado a Monumental do Montijo, deviam ter provado a sua força, a sua união, estar ali a apoiar-se uns aos outros. Não estiveram. Foram estúpidos - repito. E agora inventam desculpas esfarrapadas e vêm para as redes sociais - muitos deles, se calhar, aí é que estão bem  e não numa arena... - fazer polémica para tapar o sol com uma peneira. O mal está feito - deviam ter comparecido e primaram pela ausência. Deviam ter feito como Francisco Borges e outros que com ele foram ao Montijo no domingo. Mas entre uns e outros há uma diferença abismal: estamos a falar de Forcados a sério e de pegadores a brincar. E, acima de tudo, de gente que mal sabe ler. E muito menos entender e interpretar o que se escreve. Paciência. Passem bem. Continuem aos gritos. O problema não é meu. Mais: não me diz respeito. Brincalhões...

Foto M. Alvarenga