quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Depois da forcadagem: bandarilheiros (também) de candeias às avessas...



A polémica continua em torno da Demonstração de Pegas cuja final se efectua no próximo domingo na Monumental do Montijo. Depois da agitação que envolveu os forcados, é agora a vez dos bandarilheiros andarem também a trocar mimos na rede social "Facebook".
Pedro Gonçalves (foto da direita) acusou a classe dos bandarilheiros de ter vetado (por pressões sindicais) estes espectáculos, de que é um dos organizadores, vendo-se obrigado a recorrer a toureiros espanhóis para coadjuvar as actuações dos forcados.
Hugo David ("Niño del Rio", na foto da esquerda)), que já ontem comunicara, através do "Farpas", não ter vetado nada e estar disponível para actuar no domingo, volta hoje a atacar na sua página do "Facebook", dando conta de que falou com vários companheiros e nenhum deles se recusou a participar nestes espectáculos... pela simples razão de que nenhum deles foi abordado ou convidado nesse sentido.
"Depois de falar com vários colegas, dou-me conta que nenhum deles foi contactado para tourear tais espectáculos", escreve Hugo David, acrescentando que "pelo que me foi dito por alguns colegas, o sindicato (Associação Naconal de Toureiros) não vetou os espectáculos, mas sim avisou os associados que, uma vez que os espectáculos referidos, não estando ou não tendo categoria regulamentada pela IGAC, em caso de algum acidente, o Fundo de Assistência do referido sindicato não se responsabilizava por qualquer tipo de ajuda aos acidentados. Isto não é um veto".
"Convém também dizer - prossegue Hugo David - que se a empresa e o sr. Pedro Gonçalves não falaram com bandarilheiros para participar, logicamente eles não estarão presentes (se é verdade que ninguém foi contactado). Convém saber a veracidade das coisas, pois pelo que parece não é como diz(em), pois basta estarmos atentos e ver quem vem coadjuvar os forcados, tudo toureiros com que o sr. Pedro Gonçalves toureia ou tem intenções de tourear. Estará o sr. Pedro Gonçalves a pagar favores a estes senhores?".
Na polémica, que envolve troca de comentários e inclui também a participação do bandarilheiro tomarense Adriano Marques (da equipa do cavaleiro Rui Salvador), Pedro Gonçalves já saíu a terreiro para informar que contactou os bandarilheiros David Antunes, Cláudio Miguel, Joaquim Oliveira, Fábio Machado, Josué Salvado, Mário Figueiredo e Luis Miguel Gonçalves - que se terão recusado a actuar.
Adriano Marques comenta que "oito bandarilheiros não representam a classe, são apenas uma pequena percentagem dela, pelo que não me parece ser correcto falar na classe num todo" e aconselha Pedro Gonçalves a fazer "um pedido de desculpas público à classe dos bandarilheiros, classe essa à qual tu pertences".

Fotos Ricardo Relvas/Arquivo