sexta-feira, 11 de março de 2016

João Salgueiro: "Para já é só a corrida de Lisboa, depois de 14 de Abril se verá..."

João Salgueiro, Ana de Alvarenga e Rui Bento fotografados por Miguel
Alvarenga depois do nosso jantar, na semana passada, no afamado Restaurante
"Olivier" em Lisboa, na Avenida da Liberdade
O Génio volta ao Campo Pequeno a 14 de Abril na corrida de abertura da Temporada
Extraordinária
de Lisboa. E, para já, será só essa corrida. Depois se verá...
Em baixo, João Salgueiro com Miguel Alvarenga



Para já é só uma corrida, a de 14 de Abril no Campo Pequeno. João Salgueiro fala pela primeira vez depois de ter sido anunciado o seu regresso e esclarece que não se trata de uma reaparição. "Toureio esta corrida em Lisboa e, para já, mais nenhuma. Só depois de 14 de Abril decidirei", afirma.

Entrevista de Miguel Alvarenga

- Já há condições para voltar, João? Há dois anos, disse que tinha saudades dos apoderados bem vestidos na trincheira, dos toureiros jantarem em bons restaurantes, vestirem-se nos melhores hotéis e conduzirem automóveis topo de gama...
- Quando disse isso, quis dar a imagem a que se chegou na Festa, não queria dizer com isso que me faltassem a mim essas coisas. Graças a Deus, os meus apoderados sempre andaram bem vestidos, sempre comi nos melhores restaurantes (esta nossa entrevista ocorreu na semana passada no "Olivier" em Lisboa), continuei a frequentar os melhores hotéis e tenho um bom carro. Não falava concretamente de mim, mas do estado a que deixaram chegar a Festa. Na altura, houve quem me criticasse, dois anos depois não deve haver quem não me dê razão... Há hoje em dia toureiros a deixarem-se contratar por tuta e meia, a tauromaquia perdeu todo o seu glamour e é preciso que o recupere...
- Mas insisto: já estão então reunidas as condições para sentir que pode voltar?
- A empresa do Campo Pequeno proporcionou-me essas condições, por isso toureio a 14 de Abril em Lisboa. Não conhecia pessoalmente a Drª Paula Resende, administradora do Campo Pequeno, tratámos de tudo com a maior lisura e clareza, entendemo-nos na perfeição, posso dizer que foi uma sorte para o Campo Pequeno e para a Festa esta Senhora ter aparecido. Com o Rui Bento, digo o mesmo. Falámos, acordámos tudo, é um profissional.
- Volta por dinheiro?...
- Já houve quem dissesse isso e o comentasse nas redes sociais, mas nem vou ligar... Volto porque só eu sei o que senti e as vezes em que senti vontade de tourear nos últimos dois anos. Sinto que ainda tenho muito a dar à Festa. Era impossível não voltar. Mas não se trata de um regresso ou de uma reaparição. Vou tourear na noite de 14 de Abril no Campo Pequeno e por enquanto, apesar de várias empresas já me terem contactado, não aceitei mais nenhum contrato. Depois de 14 de Abril se verá se vou ou não tourear mais alguma corrida...
- Pode-se depreender daí que não está confiante... Que só toureará mais corridas se esta primeira lhe correr bem?...
- Não é isso. Vai correr bem de certeza, porque estou preparado, podem ter a certeza disso. Só vou decidir depois pela simples razão de que não sei se me apetecesse tourear mais. Quero voltar a tourear uma corrida, no fundo é isso e nada mais.
- Certamente, e se isso suceder este ano, dará a alternativa a seu filho...
- Claro que se o João decidir tomar a alternativa, estarei com ele nesse dia. Mas isso é um caso pessoal, concreto e pontual. O que eu digo é que, para já, toureio a corrida de abertura da temporada no Campo Pequeno e mais nenhuma...
- E cavalos?...
- Há muita gente preocupada com isso... mas podem estar descansados que não tenciono tourear a pé. É a cavalo que vou tourear no dia 14 de Abril em Lisboa! Estejam tranquilos que eu tenho cavalos. Nem iria aceitar um compromisso destes se não tivesse a certeza de o poder cumprir. Tenho cavalos, estou a preparar-me, eles têm correspondido da melhor forma e estou tranquilo. De uma coisa podem estar certos: algo de diferente se vai passar no Campo Pequeno na noite de 14 de Abril!
- De que viveu nestes dois anos?
- Tenho negócios, tenho a minha vida montada, não estou à espera de tourear para viver. Volto a tourear esta corrida porque, repito, sinto que ainda tenho muito para dar.
- Disse na apresentação dos cartéis no Campo Pequeno que ia montar uma equipa...
- Está montada. Isto, para o caso de tourear mais corridas, coisa que não sei ainda se acontecerá, como atrás referi. Para já, conto com um staff que vai preparar tudo para a noite de 14 de Abril, depois se verá.

Fotos M. Alvarenga, Emílio de Jesus e Ana de Alvarenga