O veterano José Júlio deu volta à arena com António João Ferreira |
Momentos das faenas de "Tojó" ontem na "Palha Blanco". Em baixo, a aparatosa colhida que sofreu no último toiro |
Num momento particularmente importante e decisivo para o ressurgimento do toureio a pé, o matador António João Ferreira "Tojó" obteve ontem um memorável triunfo na corrida mista da Feira de Outubro em Vila Franca de Xira, fernte a dois magníficos toiros de Falé Filipe.
Apesar de aparatosamente colhido no último toiro (foto ao lado), felizmente sem consequências graves, António J. Ferreira deu ontem um passo importante na sua afirmação como matador de toiros entre nós - um toureiro a ter em conta para a próxima temporada, se queremos efectivamente relançar em Portugal o toureio a pé. No primeiro toiro, dei volta à arena com o Maestro José Júlio, ontem alvo de significativa homenagem na "Palha Blanco". A registar os óptimos pares de bandarilhas de Joaquim de Oliveira, Pedro Paulino e João Ferreira.
Ontem em Vila Franca, actuaram também os cavaleiros Luis Rouxinol (bem nos seus dois toiros, como lhe é peculiar) e Filipe Gonçalves (excelente actuação num toiro, mal no outro). Pegaram os forcados de Vila Franca (Francisco Faria e David Moreira, ambos ao primeiro intento) e de Coruche (Paulo Oliveira à primeira e João Mesquita à segunda). A cavalo lidaram-se bons toiros de Passanha. A corrida foi muito bem dirigida por Rogério Jóia.
Amanhã, aqui no "Farpas", não perca uma grande reportagem de Carlos Silva.
Fotos Carlos Silva