sexta-feira, 8 de junho de 2018

O discurso de Paulo Pereira na homenagem ao Maestro Moura



Ao início da corrida de ontem, decorreu no átrio principal da praça do Campo Pequeno a cerimónia de homenagem ao Maestro Moura, de que vamos mostrar-lhe todos os momentos já a seguir. Fique agora com o dicurso que no acto foi proferido pelo Dr. Paulo Pereira, em nome da Administração da primeira praça do país.

Celebramos hoje uma efeméride marcante não só da tauromaquia portuguesa, como da tauromaquia mundial – os 40 anos de alternativa do cavaleiro João Moura. Quarenta anos de glória escritos em páginas que ficam para sempre gravadas a letras de ouro, na história do toureio.
Falar destes 40 e mais anos de carreira de João Moura parecerá fácil, mas nesta circunstância, torna-se difícil porque não se resume a sua grandiosidade ao tempo curto de que dispomos. É uma história profissional que começa pelos 10 anos de idade…uma idade em que qualquer criança tem nos brinquedos a sua preocupação essencial. Com João Moura foi diferente… já em menino despertou a genialidade que nele fermentava… essa genialidade que explodiu seis anos depois, causando enorme sensação e marcando, a partir daí, um novo rumo no toureio a cavalo. Depois de no inicio da década de 1970 ter actuado ao lado das maiores figuras de então, como Mestre João Núncio, Manuel Conde, David Ribeiro Telles, Mestre Batista e Luis Miguel da Veiga, entre outros, Moura apresentou-se em Madrid a 27 de Maio de 1976, com 16 anos de idade, montando o “Importante” e o “Ferrolho”, dois cavalos excepcionais com ferro Núncio. Duas orelhas e saída em ombros foi o resultado, com a consequente saída em ombros.
A “revolução mourista” estava em marcha. O toureio a cavalo não mais voltaria a ser o mesmo. O “Niño Moura” tinha aberto a “Caixa de Pandora” e nada voltaria a ser igual no panorama equestre tauromáquico mundial.
Com temporadas a tourear, em média cerca de 100 corridas entre Portugal, Espanha e França, Moura apresenta-se na Colômbia na temporada de 1981-82, encerrando-a triunfalmente na Praça México.
A intensidade e a qualidade das suas actuações permanecem num ritmo sempre “cumbre”. Alterna com as maiores figuras do rejoneio, como Ángel Peralta, Álvaro Domecq, Manuel Vidrié, Leonardo Hernández (pai) e, mais recentemente, Pabo Hermoso de Mendoza que sempre fez justiça a João Moura, ao dizer, repetir e assumir o muito que com ele aprendeu.
E aqui chegámos ao legado de João Moura para as novas gerações, tanto de cavaleiros como de rejoneadodres, influenciando ambos de forma absolutamente irreversível.
Gostaria apenas de recordar três datas marcantes para João Moura, na história recente desta praça: 3 de Maio de 2007, a alternativa de seu filho mais velho, João Moura Júnior. Grande triunfo com a saída em ombros de ambos, acompahados pela testemunha dessa cerimónia, Pablo Hermoso de Mendoza; 5 de Junho de 2008: a família Moura (João, João Júnior, Miguel Moura e João Augusto Moura) saem em ombros no final da corrida de comemoração dos 30 amos de alternativa de João Moura; 17 de Julho de 2014, alternativa de seu filho Miguel Moura.
Revolucionário do toureio a cavalo, João Moura foi, é e será um dos maiores embaixadores culturais de Portugal, tal como o foram Amália e Eusébio, pela forma como prestigiaram o seu país no estrangeiro, facto que lhe foi reconhecido através da atribuição de honrosas condecorações pelos Presidentes Mário Soares e Jorge Sampaio.
E hoje, nesta data feliz para ele e para todos nós, partilhamos a satisfação que lhe vai na alma ao preparar-se para, dentro de instantes fazer as cortesias ao lado dos seus filhos João Júnior, Miguel e Tomás de 9 anos de idade e que se perfila já para, em breve, abraçar a tradição familiar no domínio do toureio a cavalo. Apresentar-se no Campo Pequeno com os seus três filhos cavaleiros é, sem dúvida, a realização de um desejo e uma vivência, que João Moura guardará para sempre.
Pela nossa parte, aficionados, obrigado Maestro João Moura por tudo o que trouxe ao toureio a cavalo e pelo prestígio que deu a Portugal. Dentro de 10 anos queremos estar aqui para celebrar o cinquentenário da sua alternativa.

Paulo Pereira

Fotos Emílio de Jesus