terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Ferreira Paulo viaja amanhã para a Colômbia, onde presidirá à Feira de Cali

José Manuel Ferreira Paulo (Cachapim) viaja amanhã para a Colômbia, onde, como já é do conhecimento público, será este ano o Presidente (máxima autoridade em praça, vulgo director de corrida) da Feira Taurina de Cali, a mais importante da América Latina.

A praça de toiros de Cañaveralejo (fotos de baixo), na cidade de Cali, foi inaugurada no ano de 1957 e trata-se de um arrojado projecto arquitectónico para a época. Tem capacidade para 17 mil espectadores e os currais podem albergar ao mesmo tempo dez curros de toiros.

O matador local Joselillo de Colômbia e os espanhóis Joaquín Bernardó e Gregório Sánchez enfrentaram toiros de Clara Sierra na primeira das cinco corridas que constituíram a primeira Feira de Cali nesse ano de 1957. "Resoplón", com o nº 14 e o peso de 420 quilos, foi o primeiro toiro lidado na arena da praça de Cali e a primeira orelha foi obtida pelo espanhol Joaquín Bernardó no segundo toiro da tarde. Joselillo de Colômbia deu no primeiro toiro da corrida a primeira volta à arena nessa praça e primeira vara foi executada pelo picador Melanio Murillo.

Já no próximo sábado 18 de Dezembro, Ferreira Paulo dirigirá a novilhada que precede a Feira Taurina, a qual se inicia depois no dia de Natal, 25 de Dezembro, prolongando-se até 30, composta mais uma novilhada, quatro corridas de toiros e um festival em que intervêm as maiores figuras do toureio mundial.

Depois de presidir à Feira de Cali, Ferreira Paulo viaja ainda para Manizales, onde vai assistir, como é seu costume, à Feira Taurina local, regressando a Portugal em meados de Janeiro do próximo ano.

Fotos M. Alvarenga e D.R.