sábado, 11 de dezembro de 2021

Francisco M. Mira é o senhor que se segue no apoderamento de Moura Júnior

Exclusivo "Farpas" - Francisco Mendonça Mira, antigo forcado dos grupos de Montemor e de Lisboa, director do site "Tauronews", membro da Direcção da Associação Nacional de Grupos de Forcados e membro, também, da empresa Nepe, gestora da Arena D'Évora, pode ser o senhor que segue no apoderamento do cavaleiro João Moura Júnior, que ontem à noite anunciou que se separava de Rui Bento, seu manager desde 2014, exceptuando na temporada de 2018, em que foi apoderado por seu primo Benito Moura. A nova união ainda não está oficialmente confirmada, mas deverá sê-lo muito em breve.

Moura Júnior, como esta tarde aqui referimos, comunicou ontem a Rui Bento numa reunião que tiveram ao final da tarde no Hotel Lezíria Parque, em Vila Franca, a decisão de acabar a relação profissional que os unia, alegando que tivera "uma proposta aliciante e que envolve alguns importantes patrocínios".

Ontem, também, o site "Naturales", levantando uma ponta do véu, referia a possibilidade de "uma empresa gestora de uma praça de toiros" ser a "forte candidata" a sucessora de Rui Bento no apoderamento do cavaleiro de Monforte. O site "Tauronews", dirigido por Mendonça Mira, limitou-se a publicar o pequeno comunicado dada à estampa pelo toureiro nas redes sociais, afirmando "desconhecer-se ainda" quem será o novo apoderado de Moura Júnior...

O "Farpas" levanta o véu todo: Francisco Mendonça Mira deverá ser o próximo apoderado de João Moura Júnior, hipótese essa que já vinha sendo delineada há pelo menos dois anos e que finalmente se concretiza, devendo nos próximos dias, ou mesmo nas próximas horas, ser oficializada pelas duas partes.

Uma grande amizade os une há alguns anos e Mendonça Mira (que em tempos chegou a ser, por apenas dois meses, apoderado de Miguel Moura), alimentava há muito o sonho de também ser apoderado de uma primeira figura, para além de todas as outras teclas que já toca no meio taurino.

Falta apenas saber se Francisco M. Mira apoderará Moura Júnior a título pessoal ou em nome da empresa Nepe (Arena D'Évora), nesse caso em parceria com os seus sócios António Alfacinha e Carlos Ferreira.

O director do site "Tauronews", organizador da recente Gala da Tauromaquia, projecta também alargar a sua actividade como empresário tauromáquico e é, como já se sabe, candidato ao concurso de adjudicação da Monumental do Montijo, onde concorre associado ao também antigo forcado João Vasco Lucas.

Fotos M. Alvarenga e Maria Mil-Homens

Moura Jr. e Francisco Mira assistindo a uma corrida em Lisboa
num camarote, vendo-se também, entre outros, Benito Moura
e João Vasco Lucas