sábado, 11 de dezembro de 2021

Hotel Lezíria de Vila Franca foi palco do "divórcio", ontem, de Moura Jr. e Rui Bento

Exclusivo "Farpas" - O Hotel Lezíria Parque, em Vila Franca de Xira, foi ontem ao final da tarde o palco do "divórcio" entre Moura Júnior e Rui Bento, cujo relacionamento profissional de apoderamento se iniciara há sete anos, em 2014, tendo sido apenas interrompido por uma temporada, a de 2018, ano em que o antigo matador de toiros e ao tempo gestor taurino da praça do Campo Pequeno não apoderou nenhum toureiro.

Foi João Moura Júnior quem ontem fez questão de se encontrar com Rui Bento, depois de este lhe ter telefonado ao princípio da tarde com o intuito de começarem a planear a estratégia da temporada de 2022, num momento em que algumas empresas já tinham começado a contactar o apoderado para a contratação do toureiro de Monforte e também dos dois Rouxinóis.

Rui Bento tinha sido ontem contactado pela empresa de Alter do Chão, interessada em contratar Moura Júnior para a tradicional corrida de 25 de Abril. Deu conta disso mesmo ao cavaleiro e propunha-se delinear com ele esta e outras datas para que já fora chamado. Moura Júnior disse a Rui Bento que "precisavam de ter uma conversa".

À tarde, Rui Bento recebeu em sua casa, em Alenquer, o director do site "Infocul", que lhe fez a entrega do prémio de melhor apoderado do ano, a que se seguiu uma entrevista - na qual Rui Lavrador o questionou precisamente sobre se mantinha os apoderamentos de Moura Júnior e dos Rouxinóis.

Quase que antevendo a conversa que a seguir viria a ter com João Moura Júnior no hotel de Vila Franca, Rui Bento recordou que todos os anos, quando termina a temporada, costuma colocar o seu lugar à disposição e dizer aos toureiros que sigam outros caminhos no caso de terem propostas melhoras.

O encontro com Moura Júnior ficou marcado para o final da tarde. "Para vir de Elvas de propósito para ter uma conversa comigo, é porque se tratava de alguma coisa importante e eu já estava a prever a situação que me iria colocar", diz-nos Rui Bento, que já há um mês e tal como ontem aqui referimos, nos avisara de "as surpresas da mudança de apoderamentos surgiriam de onde menos se espera"...

Moura Júnior teceu largos elogios ao apoderado, enaltecendo tudo o que fez por ele, frisando mesmo que "ninguém faria melhor" - como, aliás, deixaria depois do claro no curto comunicado que escreveu nas redes sociais anunciando o final da relação entre ambos -, mas comunicou-lhe a decisão de "pôr um ponto final", alegando que "tinha uma outra proposta, aliciante e que envolvia importantes patrocínios" e que chegara a altura de "virar a página" e "seguir novo rumo".

"Já há algum tempo que me tinha apercebido de que andava qualquer coisa no ar e por isso mesmo disse há um mês ao 'Farpas' que haveria mudanças de onde menos se espera", explica Rui Bento.

"O João não me quis dizer de onde vinha essa nova proposta, nem eu lhe quis perguntar. A minha amizade, admiração e respeito por ele continuam intocáveis. Todos somos livres de tomar as opções e os rumos que considerarmos serem os melhores para nós e o João optou por outro apoderamento, está no seu inteiro direito, desejo-lhe, como ontem o fiz, a maior das sortes", acrescenta.

Rui Bento continua a apoderar Luis Rouxinol (que na próxima temporada festejará 35 anos de alternativa) e seu filho Luis Rouxinol Júnior - e adianta ao "Farpas" que "podem surgir novidades", não querendo especificar se pode vir a assumir qualquer outro apoderamento...

Sobre o futuro ou futuros apoderado(s) de João Moura Júnior, Rui Bento limita-se a dizer-nos: "Pode haver uma parte de Judas de quem vier a seguir...".

Aguarde-se.

Fotos D.R. e M. Alvarenga