Depois de no dia 28 de Abril de 2021 a Equitação Portuguesa ter sido inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, foi ontem aprovada - “Arte Equestre Portuguesa” como Património Imaterial da Humanidade durante a 19ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, a decorrer em Asuncion no Paraguai e que teve a presença de uma delegação portuguesa que integra Rosa Batoréu, Embaixadora de Portugal na UNESCO (Paris); João Ralão, Secretário-Geral da APSL e Luís Calaim, Administrador da Parques de Sintra.
Em comunicado, a Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (APSL), manifestou o seu “contentamento por este reconhecimento, primeiro pelo orgão de Avaliação pela recomendação para esta inscrição, e depois ao Comité pela decisão da adoção”.
“Em Portugal, foram também muito importantes todos aqueles que tornaram esta candidatura possível, com especial realce para as duas entidades que se juntaram à Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano em representação da comunidade equestre, para promover este projeto:, a Escola Portuguesa de Arte Equestre, através da Parques de Sintra – Monte da Lua, e Câmara Municipal da Golegã. Um especial agradecimento ao Coordenador desta candidatura, João Costa Ferreira”, acrescenta o comunicado.
A Arte Equestre nasceu, em Portugal, como causa e consequência da existência do Cavalo, que a sugeriu naturalmente, e que por ela foi sendo continuamente aperfeiçoado. Os princípios da Arte Equestre em Portugal baseiam-se no máximo respeito pelo animal e pelo seu bem-estar. Pode concluir -se que as características únicas do nosso cavalo, foram fundamentais para o aparecimento da Equitação Portuguesa, e esta para a sua selecção.
A Equitação Portuguesa pratica-se em todo o território nacional, e tem uma enorme expressão internacional, para a qual contribui a existência, em 21 países, de Associações do Cavalo Lusitano, fundamentais para a sua promoção e para a proximidade com os criadores e praticantes em todo o Mundo.