terça-feira, 30 de junho de 2020

Luis Godinho, director do "Diário do Alentejo": "É tempo de Graça Fonseca deixar a cultura em paz"



Intitulado "Demissão!", reproduzimos aqui na íntegra e com a devida vénia, o Editorial de Luis Godinho, director do semanário "Diário do Alentejo", na última edição do jornal

Demissão!

Luis Godinho

O velho pescador cubano - Santiago, de seu nome - está há vários meses sem conseguir pescar um único peixe, apesar de todos os dias sair para o mar. "Era um velho que pescava sozinho num esquife na corrente do Golfo e saíra havia já por oitenta e quatro dias sem apanhar um peixe". Quando a sua sorte muda, um enorme espadarte morde o isco e arrasta o barco para alto mar, para longe, cada vez mais longe, da costa. Santiago conseguirá capturar o animal mas será subjugado pelo destino no decurso do longo regresso a casa.

"O Velho e o Mar" é uma ode poética à coragem humana, um dos mais comoventes romances de Ernest Hemingway. Valeu-lhe o prémio Pulitzer em 1953. No ano seguinte seria distinguido com o Nobel da Literatura. "O Velho e o Mar". Li-o pela primeira vez ainda adolescente. Era, aliás, um dos livros de leitura obrigatória no secundário - não sei se continuará a sê-lo. "Por Quem os Sinos Dobram" - um relato impressionista da guerra civil espanhola - é outra das obras que me tem acompanhado ao longo da vida. "Se era assim, bem, era assim. Mas que lei me obriga a aceitar isto? E nunca pensei que pudesse sentir o que estou agora a sentir. Nem que isso me pudesse acontecer". O livro é de 1940. E, três anos depois, ainda Hitler dominava boa parte da Europa, Sam Wood adaptava-o ao cinema, num belíssimo filme com Gary Cooper e Ingrid Bergman.

"O Velho e o Mar", com o pescador Santiago, e "Por Quem os Sinos Dobram", a trágica história do americano Robert Jordan por terras de Espanha, integrado nas brigadas internacionais que resistem ao avanço das tropas fascistas de Francisco Franco... até ao início da pandemia era este o meu conhecimento - muito limitado, reconheço - da obra de Ernest Hemingway. E eis que com a covid-19, o confinamento e as compras online, lá surge por inesperada obra do acaso a oportunidade de uma leitura de toda a obra - ficção, não ficção, contos e pequenas histórias - de um dos mais marcantes escritores do século XX, em novas edições da Livros do Brasil. "Às vezes, a verdadeira vitória não se pode mostrar, nem a verdadeira coragem é tão visível ou evidente quanto se pensa”. Hemingway.

Foi assim, como que por acaso, que descobri a genialidade de obras como "Ilhas na Corrente" (1970) ou "Na Outra Margem, Entre as Árvores" (1950), além, é claro, de "Fiesta - O Sol Nasce Sempre" (um romance de 1926 centrado nas festas de Pamplona) e de "Verão Perigoso" (1960), livro que resulta de uma encomenda da revista "Life" que lhe atribuiu a missão de narrar os acontecimentos extraordinários do verão de 1959, quando dois dos mais célebres toureiros de todos os tempos - António Ordóñez e Luís Miguel Dominguín - se defrontaram nas arenas de Espanha.

Claro que Graça Fonseca, a senhora que está como ministra da Cultura, não deverá apreciar a obra de Hemingway. Mas sendo ministra, e da Cultura, não é aceitável que continue a tentar impor os seus preconceitos. A tauromaquia é uma arte, tutelada enquanto tal pelo Ministério da Cultura. O Campo Pequeno abriu para deixarmos o pimba em paz. Também é tempo de Graça Fonseca deixar a tauromaquia, e já agora o mundo rural, e já agora a cultura, em paz.

* O semanário "Diário do Alentejo" é o único jornal público do país, propriedade das 13 Câmaras Municipais do Baixo Alentejo

Foto D.R./"DA"