quinta-feira, 25 de junho de 2020

Rui Bento cumpre hoje 32 anos de alternativa



Rui Bento cumpre hoje 32 anos de alternativa. Parabéns a Você!

25 de Junho de 1988, Monumental de Badajoz. Rui Bento Vasquez cumpria o sonho e recebia a alternativa com um cartel de alto nível. José Maria Manzanares foi o padrinho, Paco Ojeda a testemunha (fotos) e lidaram-se toiros do Marquês de Albayada. Cumprem-se hoje 32 anos.
Anos antes, fora conjuntamente com José Luis Gonçalves vencedor do concurso "À Procura de Novos Toureiros" promovido por Maurício do Vale e pela empresa do Campo Pequeno, ao tempo liderada por Manuel Jorge Diez dos Santos, filho do saudoso Manuel dos Santos.
Depois de uma digníssima carreira marcada por algumas cornadas graves, mas também por inúmeras tardes de triunfo em que afirmou o seu valor e a sua arte, Rui Bento despediu-se das arenas no ano 2000 na praça de toiros de Salamanca, La Glorieta, a cidade que o adoptou, como adoptara antes Amadeu dos Anjos e José Falcão.
Após se retirar das arenas, Rui Bento empreendeu um também digníssimo trajecto do outro lado da Festa, como apoderado e gestor taurino, primeiro como braço-direito da influente empresa espanhola Chopera, depois como gerente da praça de toiros do Campo Pequeno, à frente da qual realizou notável trabalho ao longo de catorze anos.
Assinalamos a efeméride - em jeito de homenagem a um Toureiro importante e a gestor taurino que marcou a diferença.

Fotos D.R.