sexta-feira, 26 de junho de 2020

PróToiro espera que sejam rectificadas as normas da DGS para a retoma das touradas


Apesar do anúncio pelo Governo da reabertura das praças, Hélder Milheiro, secretário-geral da PróToiro, afirma que "a discriminação continua" e espera que sejam rectificadas as normas da DGS

Depois do Conselho de Ministros ontem ter oficializado a retoma da actividade tauromáquica, uma decisão há muito esperada, o secretário-geral da Federação PróToiro, Hélder Milheiro, considerou, em declarações ao portal "Notícias ao Minuto", que "a discriminação continua", uma vez que as medidas recomendadas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), apresentadas na passada segunda-feira para a realização de espetáculos tauromáquicos obrigam a uma lotação das praças passou de meia praça para aproximadamente de um quarto ou um terço de público.
"Ou seja, hoje pode decorrer numa praça de touros um espetáculo com todas as filas ocupadas por público e, a seguir, realiza-se uma tourada e é exigido uma fila de intervalo sem ocupação entre filas. É absurdo. O único efeito que tem é de  reduzir uma grande parte da lotação nas praças de toiros”, afirmou Hélder Milheiro, ressalvando que aquando do encontro entre as autoridades e a Federação Portuguesa de Tauromaquia sobre as novas medidas, esta norma nunca foi apresentada. 
Ao "Notícias ao Minuto", Hélder Milheiro garantiu ainda que a PróToiro já fez queixa da situação, estando a aguardar, neste momento, uma resposta e a consequente rectificação, "o mais rápido possível", de norma imposta pela DGS às instalações tauromáquicas.
Segundo os representantes do sector, "a tauromaquia faz parte da cultura" e a sua atividade deveria ter sido retomada ao mesmo tempo que decorreu a reabertura dos espaços de espectáculos culturais, na terceira fase do desconfinamento.
Ao "Farpas", Hélder Milheiro esclareceu entretanto que "as corridas de toiros já se podem realizar desde a passada segunda-feira e não só a partir de 1 de Julho, uma vez que desde o Concelho de Ministros de dia 9 de Junho que o Governo definiu que as áreas que faltavam abrir, abriam assim que saissem as regras da DGS".
A primeira corrida de toiros para a reabertura mundial da Cultura Tauromáquica, promovida pelo empresário Luis Miguel Pombeiro, está anunciada para o próximo dia 11 de Julho na praça de toiros de Estremoz.

Foto D.R.