sexta-feira, 25 de junho de 2021

Luis Rouxinol Jr. conquista prémio da melhor lide na sua estreia nas Sanjoaninas

Ganadaria Rego Botelho, Luis Rouxinol Jr. e Forcados da Tertúlia
Terceirense (melhor pega e melhor grupo) - os triunfadores da
primeira corrida das Sanjoaninas ontem em Angra do Heroísmo


No regresso das Sanjoaninas, após um cenário de confinamento derivado da pandemia covid-19, Luís Rouxinol Jr. estreou-se ontem na Feira Taurina de São João na Monumental da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, com um importante triunfo que lhe valeu o prémio de melhor lide. A ganadaria de Rego Botelho arrecadou os prémios de melhor toiro e melhor apresentação pelos seus dois exemplares que saíram em primeiro e quinto lugar, e os Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense ganharam os dois prémios em disputa nas pegas, melhor pega e melhor grupo.

 

Tiago Pamplona abriu a corrida frente ao toiro “Capelão”, exemplar da ganadaria de Rego Botelho que viria a vencer o prémio de melhor toiro na corrida de ontem. Na tentativa de colocar o primeiro ferro comprido, a montada escorregou no momento da reunião e provocou a queda do cavaleiro açoriano, felizmente sem consequências maiores. No regresso à arena, Tiago Pamplona evidenciou as suas qualidades com toureio de registo clássico, destacando-se o final da lide ao quinto toiro da ordem rematada com um ferro palmo em terrenos de compromisso

 

Por sua vez, João Pamplona andou menos acoplado com os seus oponentes, ainda assim desenvolveu uma lide em crescendo ao segundo toiro da ordem, de ferro José Albino Fernandes, e andou esforçado no seu último toiro.

 

No sentido oposto esteve Luís Rouxinol Jr., que se estreou nas Sanjoaninas com um importante triunfo, principalmente pela lide desenvolvida ao exemplar de encaste Murube da ganadaria de João Gaspar. Desde o início que o cavaleiro de Pegões cativou o público pela impressionante porta gaiola, a aproveitar a saída fugaz do toiro a partir dos curros, para lhe deixar o ferro no sítio correcto e com uma reunião bem conseguida e de grande emoção. Durante a lide o jovem cavaleiro foi mudando os terrenos do toiro frequentemente, para depois cravar a ferragem com acerto e de forma emotiva, acabando por encerrar a sua actuação com um ferro de palmo de grande nota.


Luis Rouxinol Jr. a actuar amanhã, sábado, na segunda e última corrida das Sanjoaninas, um cartel misto em que se apresenta como único cavaleiro ao lado dos matadores espanhóis Román e David de Miranda e dos forcados da Tertúlia Terceirense. Lidam-se toiros das mesmas três ganadarias terceirenses da corrida de ontem: Rego Botelho, Albino Fernandes e João Gaspar.

 

Enquanto aos forcados, o grupo dos Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense obtive um importante triunfo, nomeadamente pela pega feita ao quinto toiro da ordem, em que foi cara Bernardo Belerique - que mereceu o prémio de melhor pega. A pega valeu pela convicção do forcado na investida do toiro em terrenos difíceis, pela forma como se fechou, em seguida pela primeira ajuda muito valiosa dada pelo forcado Fernando Mangueira, e pela coesão do grupo. A prestação do grupo também fez com que fosse premiado como melhor grupo.

 

Não menos importante foi a prestação dos Amadores do Ramo Grande que pegaram duas das pegas ao primeiro intento, e pela forma galharda como Manuel Pires dobrou o jovem forcado Tomás Sousa ao quarto intento e numa pega dura, e que lhe fez sair para a enfermaria com uma lesão grave nos olhos.


Pelos amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense pegaram, ao primeiro intento João Silva e Bernardo Belerique com uma grande primeira ajuda de Fernando Mangueira, e Francisco Matos à segunda tentativa na pega ao primeiro toiro da ordem. Pelos amadores do Ramo Grande, Carlos Silva e César Pires pegaram à primeira tentativa, e o cabo Manuel Pires dobrou Tomás Sousa ao quarto intento, saindo lesionado num olho, como já aqui noticiámos esta manhã.

 

O júri designou como premiados:

Melhor lide: Luís Rouxinol Jr.

Melhor pega: Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense - Bernardo Belerique

Melhor grupo: Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense

Melhor apresentação: ”Azulejo I”, nº 43, preto, 514 Kg, de Rego Botelho, lidado em quinto lugar.

Melhor toiro: ”Capelão”, nº 46, preto, 536 Kg, de Rego Botelho, lidado em 1º lugar.


Fotos André Pimentel/cortesia T.T. Terceirense


Um grande ferro de Luis Rouxinol Jr. ao toiro de José Albino
Fernandes
A fantástica Equipa Rouxinol: grande triunfo na estreia
nas Sanjoaninas ontem em Angra do Heroísmo

Momento da lide de Rouxinol Jr. ao toiro de João Gaspar

A aparatosa queda de Tiago Pamplona no primeiro toiro da
tarde, felizmente sem consequências de maior
João Pamplona na lide do toiro de Rego Botelho

O toiro de Rego Botelho vencedor do prémio de bravura
Bernardo Belerique (melhor pega da tarde) e o primeiro
ajuda Fernando Mangueira recebendo as ovações do público
A pega vencedora do concurso, executada
por Bernardo Belerique (Tertúlia T.
Terceirense) ao quinto toiro da tarde
César Pires (Ramo Grande) na sexta pega da corrida