sábado, 26 de junho de 2021

Tauromaquia em suspenso: pedimos desculpa por esta interrupção, a temporada segue dentro de momentos...

A temporada tauromáquica e o país em geral estão em suspenso e à espera de melhores dias, depois do assustador aumento do surto pandémico. Nas últimas 24 horas, a Direcção-Geral de Saúde informou que foram registadas mais duas mortes por covid-19 e 1.568 casos de novas infecções, a esmagadora maioria, mais de mil, na região de Lisboa e Vale do Tejo - que entrou este sábado de novo em confinamento aos fins-de-semana, com a restauração encerrada às 15h30.

Os empresários tauromáquicos estão apreensivos e aguardam pelas novas decisões do Conselho de Ministros da próxima quinta-feira, sendo que muitos dos espectáculos tauromáquicos que estavam anunciados para os próximos dias foram já cancelados ou adiados.

Ricardo Levesinho cancelou os cinco espectáculos que estavam agendados na praça de Vila Franca de Xira para este fim-de-semana (dois, uma novilhada hoje e outra amanhã) e para o próximo (uma novilhada na sexta-feira e duas corridas no sábado e no domingo, por ocasião do Colete Encarnado, cujas festas também foram canceladas pela autarquia).

Abel Correia anunciou também esta tarde que fica adiada para dia 29 (quinta-feira) a corrida que estava anunciada para o próximo sábado, 3 de Julho, na Monumental do Montijo e que constituía a primeira apresentação de Pablo Hermoso de Mendoza na temporada nacional.

As empresas de Coruche (com uma corrida agendada para 10 de Julho) e de Moura (duas corridas anunciadas para 16 e 18 de Julho) ainda não comunicaram se vão realizar os seus espectáculos ou se também os suspendem ou adiam. E também Rui Bento, com uma primeira corrida agendada para a praça da Nazaré no dia 24 de Julho, vai agora aguardar pelas medidas que sejam tomadas no Conselho de Ministros da próxima semana para decidir se mantém ou adia esse espectáculo. Por decidir está também ainda a realização da corrida que a Ovação e Palmas promove na praça do Cartaxo a 18 de Julho e que estava inicialmente anunciada para o passado dia 20.

Quanto ao Campo Pequeno, o empresário Luis Miguel Pombeiro continua confiante de que as três primeiras corridas (9, 16 e 22 de Julho) se poderão celebrar, com início às 20h00, se entretanto não houver um recuo por parte do Governo em relação à realização de espectáculos culturais na zona de Lisboa aos dias de semana.

Outras corridas anunciadas para o último fim-de-semana de Julho nas praças de Paio Pires, Salvaterra de Magos e Vila Nova da Barquinha aguardam também pelo desenrolar da situação e pelas medidas que possam vir a ser tomadas pelo Governo caso a pandemia continue a alastrar.

Neste momento, vivem-se momentos de incógnita. E espera-se que depois desta inesperada interrupção a temporada possa seguir dentro de momentos...

Foto M. Alvarenga