domingo, 27 de junho de 2021

Morante doou busto de Manzanares ao Ayuntamiento de Alicante

Morante de la Puebla doou esta manhã ao Ayuntamiento de Alicante um busto do Maestro José Maria Manzanares (fotos), acto este com que o toureiro sevilhano se associou às celebrações do 50º aniversário da alternativa do importante matador - cuja memória será esta tarde homenageada na praça de toiros local numa corrida em que o próprio Morante actuará repartindo cartel com António Ferrera e Juan Ortega. O acto de inauguração do busto contou com as presenças das filhas de Manzanares, Yeyes e Ana, bem como da viúva do toureiro.

Original do escultor Martín Lagares, de Huelva, o busto de Manzanares foi esta manhã inaugurado no interior da Porta Grande da praça de toiros de Alicante, junto ao retrato em tamanho natural do saudoso toureiro pintado por Chimo Pérez.

Morante de la Puebla repartiu cartel com Manzanares na última tarde em que este actuou em Alicante, a 24 de Junho de 2004, com toiros de Juan Pedro Domecq e Salvador Vega a completar o elenco. Em 1 de Maio de 2006, Morante foi quem levou Manzanares aos ombros (bem visível na foto de baixo) na tarde em que este se despediu e cortou a coleta na Real Maestranza de Sevilha.

Recorde-se que Morante ofereceu também há dois anos ao Município da Golegã um busto do saudoso matador português Ricardo Chibanga, também da autoria do escultor espanhol Martín Lagares, o qual ainda não foi colocado no local escolhido (junto à estátua de Manuel dos Santos na Golegã, perto do Café Central) devido à pandemia.

Fotos La Plaza/aplausos.es e D.R.