terça-feira, 5 de junho de 2012

25 anos de carreira de Rouxinol em livro de 254 páginas




"Luís Rouxinol: 25 anos de Alternativa" é o título do livro que vai ser apresentado na quinta-feira, no Campo Pequeno, e que retrata a carreira do cavaleiro que começou do "zero" e transformou-se num "ídolo".
A autora da biografia, a crítica tauromáquica Solange Pinto (na foto da esquerda, com o fotógrafo João Dinis, co-autor), explicou ontem à Agência Lusa que o livro "conta alguns episódios antes da alternativa, os 25 anos como profissional e muitas outras histórias de bastidores e da infância" de Luís Rouxinol.
De acordo com a autora, o livro retrata, acima de tudo, a história de uma pessoa que "vem do nada e torna-se figura do toureio, sublinhando a sua força, luta e entrega à profissão".
A obra, que reporta também alguns episódios sobre a infância de Luís Rouxinol, natural de Pegões (Setúbal), conta com vários depoimentos do toureiro, que, entre outros factos, revela situações vividas na estrada, quando se desloca em plena época taurina de corrida em corrida.
"O livro tem 254 páginas, com muitas fotografias que retratam a carreira de Luís Rouxinol. Os leitores vão poder observar trabalhos fotográficos da autoria de João Dinis, Emílio, João Silva, Samuel Fagundes, Florindo Piteira, Jorge Sampaio, entre outros", adiantou.
Neste trabalho participaram ainda vários críticos tauromáquicos que deram o seu testemunho, pessoas que viveram de perto a carreira de Luís Rouxinol, colegas de profissão, entre outras personalidades que foram "importantes" na carreira do toureiro.
Sem revelar o preço de capa, embora sublinhe que se trata de um "preço acessível", Solange Pinto revelou ainda que o livro vai contar com um capítulo dedicado a Mário Freire, apoderado do toureiro durante mais de vinte anos e que faleceu em Março de 2011.
O livro vai ser apresentado no Salão Nobre do Campo Pequeno, pelas 18h00, seguindo-se na arena daquela praça a entrega dos "Galardões Campo Pequeno 2011", de que Luís Rouxinol foi vencedor na categoria de cavaleiro.
Depois, às 22h00, decorre naquela arena mais uma corrida de toiros à portuguesa, de homenagem a Luís Rouxinol pelos seus 25 anos de alternativa, onde vão estar em praça o homenageado, Rui Salvador e Duarte Pinto, perante toiros de António Silva.
As pegas vão estar a cargo dos Amadores de Montemor-o-Novo, formação capitaneada por José Maria Cortes.

Fotos D.R.