sexta-feira, 1 de junho de 2012

Crime de Évora: criador de cavalos, ex-candidato à APSL, entrega-se após matar a irmã, assessora do governo




Guilherme de Bívar Páscoa (à direita, fotografado pelo "Farpas" no ano passado na festa "Ota Rociera"), o homem que quarta-feira assassinou a própria irmã, assessora do governo, em Évora, é um conhecido criados de cavalos em Alenquer e foi mesmo candidato à direcção da Associação do Puro Sangue Lusitano (APSL) nas eleições do ano passado, integrando a lista derrotada que era encabeçada pelo conhecido Luis Pidwell.
Segundo toda a imprensa de hoje, que dá grande destaque em manchete ao assassínio ocorrido na cidade de Évora, Guilherme Páscoa tinha o vício do jogo e só num ano terá "derretido um milhão de euros". O facto de a Mãe, Maria Guilhermina (residente em Évora) e as irmãs lhe terem retirado a gestão da fortuna do Pai (já falecido), terá levado o criador de cavalos a vingar-se.
Na noite de quarta-feira, esperava as duas irmãs, Ana Cristina e Marta (esta também residente em Évora) à porta de casa da segunda, onde tinham estado reunidas. Ao volante do seu Volvo, atropelou as irmãs e ainda saíu do automóvel munido de uma faca, esfaqueando Ana no pescoço e Marta nos braços. Esta foi salva pela pronta intervenção de um vizinho, que ainda chegou a ser ameaçado por Guilherme. O presumível assassino pôs-se em fuga e ontem, ao final da manhã, entregou-se no posto da GNR da Merceana, Alenquer, onde a Secção de Homicídios da Polícia Judiciária o foi buscar, devendo hoje ser presente a Tribunal.
Guilherme Páscoa, muito conhecido nos meios equestres, é casado e vive na Quinta dos Negros, em Alenquer, onde ontem a PJ inspeccionou o seu carro, que se encontrava guardado na garagem.
Ana Cristina Bívar Branco Parreira Páscoa Primenta Prôa, de 51 anos, casada com o deputado social-democrata António Prôa e mãe de quatro filhos menores - uma rapariga de 13 anos, duas gémeas de 10 e um rapaz de 8 - morreu no Hospital de Évora pouco depois de ali dar entrada. A irmã, Marta, de 44 anos, teve alta de madrugada e sofreu apenas ferimentos nos braços e nas mãos.
A vítima e o assassino são oriundos de uma família aristocrata com raízes em Alcácer do Sal e em Évora. Ana Bívar Prôa, advogada, formada na Universidade Católica, exercia desde há alguns anos cargos governamentais. Fora assessora da ex-ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas no anterior governo e também do actual secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, no actual executivo. Era, há três meses, subdirectora do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.
O corpo de Ana Bívar Prôa encontra-se desde esta manhã em câmara ardente na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, de onde sairá o funeral às 15 horas para o Cemitério dos Olivais.

Foto D.R./"Farpas"