sábado, 23 de junho de 2012

Ilha Terceira: a festa já começou!




O ambiente taurino inunda as ruas da Ilha Terceira, tanto com uma abundante publicidade, como com diversos festejos, sempre alusivos à Tauromaquia, enquanto a venda de bilhetes funciona a bom ritmo para os diversos espectáculos taurinos que amanhã, domingo, se iniciam.
A manhã de hoje, véspera do inicio da Feira Taurina, celebrou-se na baía de Angra do Heroísmo, "uma vacada à corda", na qual participaram centenas de jovens e crianças, mostrando uma vez mais a grande tradição taurina da Ilha.
A Feira começará amanhã, domingo, dia 24 de Junho, com uma Corrida à Portuguesa, Concurso de Ganadarias, em que se lidarão os seus produtos as três melhores divisas açoreanas: Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes e João Gaspar (antes Irmãos Toste). Os cavaleiros que farão as cortesias são João Salgueiro (na sua primeira corrida desta temporada), João Ribeiro Telles Jr. e Rui Lopes e as pegas estarão a cargo dos Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande.
Segunda-feira, 25 celebrar-se-á uma corrida mista, com quatro toiros de José Albino Fernandes para os cavaleiros João Telles Jr. e Tiago Pamplona, e dois de Rego Botelho para Iván Fandiño, o matador triunfador da última Feira de Madrid (Santo Isidro). As pegas estarão a cargo dos dois grupos de forcados terceirenses.
Para quarta-feira, 26, anuncia-se o festejo estrela do abono; frente a toiros de Rego Botelho, estarão José Luis Moreno, um substituto de Miguel Ángel Perera (colhido ontem em Alicante) e o mexicano Arturo Saldívar. O ciclo encerra com a corrida juvenil em que estarão em praça o cavaleiro João Pamplona e o bezerrista Calerito que lidarão reses de João Gaspar e Rego Botelho.
Os festejos começarão às 18 e 30 (hora local), salvo a de dia 24 que começará meia hora mais cedo e a bezerrada que está anunciada às 11h00.

Fotos D.R./cortesia Tertúlia Tauromáquica Terceirense