sábado, 2 de junho de 2012

Só há neste momento 4 directores de corrida em Portugal!


Neste momento, existem apenas quatro directores de corrida (denominados delegados técnicos tauromáquicos) para exercer funções nos muitos espectáculos que estão anunciados para praças nacionais fixas e desmontáveis. São eles, todos antigos forcados, Pedro Reinhardt, Ricardo Pereira, Agostinho Borges e Nuno Nery (quarto a contar da esquerda, na foto, na recente corrida do Livramento, onde estagiou Erica Rebelo, a seu lado, uma das 16 candidatas a esse cargo). Lourenço Luzio, o quinto director de corrida em actividade, encontra-se momentâneamento afastado das funções, pelo recente falecimento de sua Mulher.
Esta estranha e inédita situação resulta da recente decisão governamental de afastar todos os antigos directores de corrida, pelo facto de serem reformados e usufruirem as respectivas pensões, não podendo por isso, segundo nova legislação, ser remunerados como delegados técnicos tauromáquicos.
Entretanto, das muitas candidaturas surgidas em concurso efectuado no ano passado, a Inspecção-Geral das Actividades Culturais seleccionou 16 candidatos a directores de corrida, que andam há um mês a fazer "estágios", nas várias corridas que se têm efectuado. A IGAC prevê, apesar da escassa informação existente sobre o caso, que o processo esteja concluído, no máximo, em Julho - onde deverão entrar em funções, dos 16 seleccionados, aqueles que melhor nota e melhor avaliação obtiverem. Entre eles, estão três antigos forcados do Grupo de Santarém - Gama, Sepúlveda e o ex-cabo Pedro Graciosa -, um inspector da Polícia Judiciária e Professor Universitário, Rogério Jóia, a ex-toureira amadora Erica Rebelo e também o conhecido cronista taurino Marco Gomes.

Foto Emílio de Jesus