A horrível cornada sofrida por Israel Lancho em 2008 em Madrid, ferido por um toiro da ganadaria portuguesa Palha |
Israel Lancho com Miguel Alvarenga e Pedro Gonçalves ao jantar no restaurante "Tascoela", no Montijo |
O valente matador de toiros espanhol Israel Lancho, que em 2008 ia perdendo a vida na Monumental de las Ventas, em Madrid, vítima de horrível cornada infringida por um toiro da ganadaria portuguesa Palha, foi um dos diestros que se prontificaram a vir actuar ao Montijo, ontem e hoje, apoiando e colaborando desinteressadamente na grande festa de exaltação ao Forcado Amador - a que, por mais incrível que possa parecer, foram os próprios forcados os primeiros a falhar e a não comparecer...
A organização de Pedro Gonçalves e João Pedro Bolota, louvável e inédita, contou ontem com uma fraquíssima afluência de público - espera-se que hoje haja mais gente nas bancadas.
Israel Lancho, que esta tarde voltará a tourear, integrou o grupo de toureiros espanhóis que vieram ao Montijo, respondendo ao apelo do bandarilheiro Pedro Gonçalves, que nas vésperas do evento foi confrontado com a "nega" de bandarilheiros portugueses, pressionados pelos seus cavaleiros para não participaram (inacreditável!) nos festejos onde apenas iam intervir forcados. Com Lancho, vieram de Espanha o matador Paco Ramos e os novilheiros Daniel Muñoz, Julián Simón e Jerónimo Sandovar, que coadjuvaram ontem a forcadagem, recebendo os toiros de capote e desenhando ainda alguns passes de muleta, antes que os toiros fossem pegados. A festa repete-se esta tarde no Montijo a partir das 16 horas, com preços únicos de 5 euros.
Fotos D.R. e M. Alvarenga