quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Montijo, ontem: júri das pegas em animado jantar

Aqui não houve lugar para "guerras": à esquerda: Miguel Alvarenga, Tomás
do Monte, João Pedro Bolota e Ricardo Figueiredo (falta Luis M. Pombeiro, que
se ausentara para ir fumar um cigarrito); à direita: Ana de Alvarenga, Francisco Costa
Montezo, Carlos Empis, Mário Guarda, "Machinó" e Abel Correia
Agradável convívio de Forcados de Verdade com Miguel Alvarenga ontem
no restaurante "Tascoela" no Montijo: para acabar de vez com a polémica!
O empresário Abel Correia e o histórico forcado José Luis Horta "Machinó"

Os membros do Júri que no último fim-de-semana elegeram as melhores pegas no concurso/demonstração realizado na Monumental do Montijo reuniram-se ontem num animado e bem significativo jantar no afamado restaurante montijense "Tascoela". Rabo de toiro (um petisco e pêras!) foi o prato eleito, confeccionado pelo histórico forcado José Luis Horta "Machinó", lenda viva da forcadagem e do Grupo do Montijo. O repasto serviu ainda para oficializar, a pedido do próprio, a saída do júri de Miguel Alvarenga "para acabar de vez com a polémica"... O substituto, embora ainda não oficial, deverá ser, como anteriormente noticiámos, o antigo forcado Carlos Patrício Álvares "Chaubet", membro da fundação dos Forcados Amadores de Lisboa e autor de vários livros sobre a arte de pegar toiros e seus protagonistas.
Para além dos elementos do júri - João Pedro Bolota (antigo cabo dos Amadores de Alcochete), Carlos Empis (antigo cabo dos Amadores de Santarém), Francisco Costa Montezo (antigo cabo dos Amadores Lusitanos e antigo forcado dos Amadores do Montijo), Mário Guarda (antigo elemento dos Amadores do Montijo) e Miguel Alvarenga (director do "Farpas") - juntaram-se ao grupo, além do popular "Machinó", o empresário Abel Correia, o cabo dos Forcados Amadores do Montijo, Ricardo Figueiredo e ainda Luis Miguel Pombeiro, Tomás do Monte (forcado dos Amadores do Redondo) e também Ana de Alvarenga, convidada especial dos históricos forcados.
Em ambiente de franca e agradável confraternização, entre Forcados de Verdade, comentou-se os espectáculos do último fim-de-semana no Montijo, lamentou-se unânimemente a fraca afluência de Forcados nas bancadas da praça e fizeram-se votos para que estes esgotem a lotação da Monumental do Montijo, como lhes compete e agora se exige, na Grande Final, já no próximo dia 17 - que ninguém falte desta vez!

Fotos D.R.