quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Paco Duarte estreou-se há 38 anos na Monumental de Madrid

Paco Duarte: um toureiro e um homem de luta. Cumpre-se hoje o 38º
aniversário do seu debute na mais importante praça de toiros do mundo,
a Monumental de Madrid
A alternativa em Chelva, Valência, no ano de 1991
Em Madrid na tarde em que foi toureiro sobressalente no histórico mano-a-mano
de Curro Romero com Rafael de Paula
12 de Outubro de 1978, fotos da estreia de Paco Duarte em Madrid. Em baixo, o
toureiro da Malveira nesses tempos idos e, à direita, numa foto actual junto ao
cartaz que então era a sua imagem de marca



Cumprem-se hoje, 12 de Outubro, Dia da Hispanidad, 38 anos sobre a tarde da estreia, como novilheiro, na Monumental de Madrid, do português Francisco (Paco) Duarte, o toureiro da Malveira.
A apresentação de Paco Duarte em Las Ventas ocorreu depois de o diestro português ter estado um mês à porta da Monumental de Madrid, sendo o primeiro toureiro na História a protagonizar semelhante "forma de luta" na primeira praça de toiros do mundo, exigindo uma oportunidade para ali tourear. O taurino António Silva, já falecido, era ao tempo o seu apoderado e foi o mentor da ideia desta vigília às portas da Monumental de las Ventas. Um ano antes, promovera idêntico protesto à porta do Campo Pequeno, desta vez com o toureiro brasileiro Fernando Guarany, que exigia também uma oprotunidade para tourear em Lisboa, acabando igualmente por ser contratado e esgotando a praça, actuando nesse dia, curiosamente, mano-a-mano com Paco Duarte.
A empresa de Madrid acabou por contratar o toureiro de Portugal e Paco Duarte formou nesse dia 12 de Outubro de 1978 cartel com António Poveda e Curro Luque, pertencendo os novilhos-toiros à ganadaria de Jaral de la Mira.
Posteriormente, no ano de 1991, há 25 anos, Paco Duarte viria a tomar a alternativa de matador de toiros em Chelva (Valência, Espanha), apadrinhado por Michel Lagravére, com o testemunho de Gregório de Jesus. Mais tarde viria a abdicar da alternativa de matador e a tornar-se bandarilheiro, sendo ainda hoje referenciado em Espanha, onde prossegue a sua actividade, como o "rei da puntilla".
A estreia de Paco Duarte nas arenas ocorreu a 15 de Agosto do ano de 1972 num espectáculo de juventude na hoje desactivada praça de toiros da Malveira, onde toureou como único espada ao lado dos então promissores cavaleiros Luis Braizinha, João Moura, Varela Crujo, Brito Limpo e Manuel Jorge de Oliveira.
38 anos depois do debute em Las Ventas, aqui fica a nossa homenagem ao Toureiro - e à sua digna e honrada trajectória neste atribulado mundo dos toiros.

Fotos D.R.