João Ribeiro Telles - cuja contratação para o Campo Pequeno está ainda atrasada... - iniciou a temporada da melhor forma obtendo um memorável triunfo no festival que sábado se realizou em Ourique, a favor dos Bombeiros Voluntários.
Louve-se a organização -que prestou homenagem póstuma ao Comandante Eduardo Guerreiro - pelo facto de ter ido com o festejo para a frente apesar da instabilidade do tempo e da falta de público, precisamente pela chuva que se fez sentir na véspera e no dia em toda a região. Teria sido mais cómodo, por todos os motivos, anular o espectáculo - mas isso não aconteceu.
Os cronistas nacionais foram unânimes em destacar o grande triunfo de João Telles nessa tarde, salientando também uma notável actuação do jovem cavaleiro praticante Luis Rouxinol Júnior, que voltou a demonstrar estar apto e mais que apto para dar o importante passo da alternativa (Julho no Campo Pequeno).
João Telles estreou três cavalos novos - o "Gaiato", o "Favorito" e o "Glorioso", nas fotos - e evidenciou estar bem montado e em altíssima forma para os grandes desafios que o esperam em 2017. Depois deste êxito em Ourique, actuará a 15 de Abril no Festival de Serpa e a 25 desse mês na tradicional corrida de Alter do Chão em competição com João Moura Caetano e João Moura Júnior.
Segundo rezam as crónicas dos vários sites nacionais, no festival de sábado em Ourique viram-se também com agrado os cavaleiros Tito Semedo, António Brito Paes, Marcos Bastinhas e Miguel Moura (que substitui seu pai), que chegaram ao público cada qual com seu estilo.
Pegaram os grupos de forcados de Cascais (Luis Barbosa e Joel Carvalheiro, ambos ao primeiro intento), do Redondo (João Calado à terceira e André Ramalho à primeira) e Beja (Paulo Marques, que se estreou, à primeira e Guilherme Santos a dobrar José Tiago, que se lesionou).
Triunfo ganadeiro dos irmãos Carreira (ganadaria Quinta de Mata-o-Demo), com grande destaque para o exemplar lidado por Telles, que regressou ao campo.
Fotos João Silva/cortesia João R. Telles