segunda-feira, 27 de março de 2017

Festa de luto pela morte do matador Manolo Cortés

Manolo Cortés foi Figura do toureiro nos anos de 70 e 80. Na primeira foto de
cima, numa das suas últimas aparições públicas em Las Ventas, Madrid


Morreu em Sevilha o matador de toiros Manolo Cortés, vítima de prolongada doença. Tinha 67 anos e era natural de Gines, onde nasceu a 11 de Junho de 1949.
Vestiu pela primeira vez o traje de luces em 8 de Setembro de 1965 em Santisteban del Puerto e um ano depois, a 10 de Setembro de 1966, debutou com picadores em Cortegana (Huelva). Tomou a alternativa em Valência a 14 de Março de 1968, na Feira das Fallas, apadrinhado por António Ordoñez, com o testemunho de Diego Puerta (foto ao lado).
Toureiro artista, foi também um diestro valente, enfrentando as mais duras ganadarias ao longo da sua carreira, entre as quais a de Miura, com que obteve alguns dos maiores triunfos da sua vida artística.
Confirmou a alternativa em Madrid, uma vez mais apadrinhado pelo grande António Ordoñez a 14 de Maio do mesmo ano da alternativa (1968), sendo Miguel Mateo "Miguelín" a testemunha da cerimónia. Nos anos 70 toureou algumas vezes no Campo Pequeno, tendo feito a sua apresentação no nosso país numa recordada Corrida da Imprensa em que alternou com o saudoso Francisco Rivera "Paquirri".
Depois de retirado das arenas, manteve-se sempre ligado ao mundo dos toiros, apoderando vários toureiros, entre os quais Tomás Campos, Salvador Vega, Manuel Escribano e Pepe Moral, este ao longo de sete anos.
Ontem, a temporada iniciou-se na Monumental de Madrid com um minuto de silêncio em sua memória.
Que em paz decanse.

Fotos las-ventas.com e aplausos.es