segunda-feira, 27 de março de 2017

Polémica na ANGF (II): Grupo do Cartaxo associado por decisão dos cabos e não por "exigência" da Direcção



José Luis Gomes (na foto ao lado, fotografado nessa praça ribatejana) vai gerir a praça de toiros do Cartaxo em parceria com o Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo (foto de cima), mas essa conveniência não foi a justificação, ao contrário do que as más-línguas já fazem correr pelos mentideros da Festa, para que o referido grupo tenha sido, na Assembleia-Geral da Associação Nacional de Grupos de Forcados, realizada quinta-feira passada na sede do Aposento do Barrete Verde em Alcochete, o único dos seis candidatos a ser aceite no seio da ANGF.
Segundo o comunicado final da Associação de Forcados, onde se dá conta de todos os pormenores dessa reunião magna, a Direcção da ANGF, presidida por José Fernando Potier e de que faz parte, precisamente, José Luis Gomes (vice-presidente), apresentou à Assembleia-Geral uma proposta para que os seis grupos que manifestaram a vontade de serem associados fossem admitidos como pré-associados (como acontece com todos) por um período de dois anos, sem terem de ser votados um a um.
Ouvidos os presente da Assembleia- Geral, a proposta da Direcção da ANGF foi recusada com 21 votos contra e 14 a favor. Foi então decidido por unanimidade que a entrada de cada grupo seria votada uma a uma. E os resultados foram estes, segundo o comunicado da Associação:
Foram recusadas as entradas dos grupos de forcados de Bencatel (23 votos contra, 12 a favor); de Cuba (25 contra e 10 a favor); dos Riachos (26 contra e 9 a favor); de Grândola (não chegou a ser feita votação devido a um dos requisitos não ter sido validado); e de Alenquer/Clube Taurino Alenquerense, caso que foi mais complicado e está devidamente explicado no comunicado da ANGF:
"Junto da ANGF foi apresentada, por carta, uma proposta para o Grupo de Forcados Amadores de Alenquer ser associado na ANGF. No dia anterior da realização desta AG, foi recebida uma carta registada, a qual tinha como remetente identificado o Grupo de Forcados Amadores do Clube Taurino Alenquerense na qual, pelos motivos nela invocados, queriam retomar a atividade daquele Grupo de Forcados, automaticamente, na ANGF. Foi perguntado a quem veio apresentar a exposição se pretendia que fosse feita votação para a entrada como pré-associado do Grupo de Forcados Amadores de Alenquer. Porém, pelo facto da pessoa em causa ter manifestado a posição firme de que fosse retomado o Grupo de Forcados Amadores do Clube Taurino Alenquerense na ANGF, essa situação foi explicada que não poderia acontecer, por a ANGF ter em sua posse uma acta datada de 20 de abril de 2015 na qual vinha informado que, após essa data, o Grupo de Forcados Amadores do Clube Taurino Alenquerense declinava qualquer tipo de responsabilidade nem compromisso na ANGF. Assim sendo e, de acordo com o pretendido pela pessoa em causa, não se fez qualquer votação em nome do Grupo de Forcados Amadores de Alenquer".
O Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo foi o único a ser aceite no seio da ANGF com 19 votos a favor e 16 contra. "Foi à pele", diz um dos cabos presentes na reunião, "mas como se vê, pelas votações que determinaram esta entrada e a não entrada dos outros grupos, a Direcção da ANGF e nomeadamente o seu vice-presidente José Luis Gomes, em nada influenciaram a decisão de todos os cabos presentes e não houve qualquer conveniência ou outro tipo de justificação que motivasse a aceitação, por votação, do Grupo do Cartaxo e a não aceitação dos outros grupos que tinham manifestado o seu interesse em ser associados".
"Mais - acrescenta o mesmo cabo -, a Direcção da ANGF fez inicialmente uma proposta à Assembleia-Geral para que os seis grupos ficassem pré-associados durante dois anos e para que o caso de cada um não fosse analisado individualmente, isto é, que não fosse votada a sua admissão um a um, mas ne generalidade. E os membros da Assembleia recusaram essa proposta da Direcção, preferindo votar caso a caso. Não houve, portanto, qualquer influência, pelo contrário, da Direcção da ANGF para que o Grupo do Cartaxo fosse o único a entrar e muito menos houve qualquer tipo de iinfluência para que isso acontecesse só pelo facto de o vice-presidente da ANGF, José Luis Gomes, poder vir a gerir em parceria com esse grupo a praça de toiros do Cartaxo".

Fotos Emílio de Jesus