sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Évora: IGAC não autoriza mesmo a Selecção a pegar



Última Hora - A Selecção de Forcados composta por actuais e antigos elementos de vários grupos que têm por denominador comum o facto de serem ou terem sido jogadores do Clube de Rugby de Évora foi mesmo impedida pela IGAC de pegar esta noite na sua corrida que terá lugar a partir das 22 horas na praça de toiros de Évora.
A IGAC não probiu a Selecção de pegar, mas impôs, dentro das normas que norteiam a actuação de grupos de forcados, que apenas se fardassem dezoito elementos e a Selecçaõ pretendia fardar cerca de trinta, pelo que optou por não participar na corrida.
A Selecção ia repartir cartel com o Grupo de Forcados Amadores de Évora nas pegas dos seis imponentes toiros de Pinto Barreiros, numa noite de aliciante cartel que põe em confronto as dinastias Ribeiro Telles e Rouxinol (cartaz ao lado).
Manuel Couto, antigo forcado dos Amadores de Montemor, presidente da direcção do CRE e que fora o grande impulsionador da formação desta Selecção, lamentou ao "Farpas" a imposião imposta pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais quanto ao número de forcados a fardar e a estar na trincheira.
"Formámos uma primeira Selecção há 24 anos para pegar num festival de homenagem à memória do forcado e jogador do CRE, João Nuno Patinhas. Reeditámos este ano a Selecção com uma imensa ilusão e porque todos os seus elementos foram ou são forcados e foram ou são jogadores de rubgy. Até quarta-feira estava tudo certo, enviámos à IGAC a lista completa dos forcados, os seguros, tudo em ordem. Na quarta à noite informaram-nos que não nos autorizavam a fardar mais de dezoito elementos. O grupo estava composto por cerca de trinta elementos e não autorizavam que se fardassem mais de dezoito, o que desmotivou muitos deles. Mandámos um novo e-mail à IGAC na quarta à noite, mas ontem de manhã reafirmaram a sua posição de não nos autorizar a pegar. Lamento, lamentamos todos e ainda para mais isso pode ter consequências negativas para a corrida, já que havia imensas reservas, de vários pontos do país, de aficionados que vinham apoiar a Selecção e assim podem já não querer vir. É lamentável, a todos os títulos", disse-nos Manuel Couto.
E este incidente pode mesmo pôr em causa, também, a actuação de uma outra Selecção de Forcados anunciada para a corrida de despedida do bandarilheiro Pedro Gonçalves no próximo dia 21 de Outubro na Monumental de Santarém.
Na corrida desta noite em Évora, embora ainda sem confirmação oficial da empresa Toiros & Tauromaquia, deverão pegar em solitário os Forcados Amadores de Évora.

Fotos D.R.