sábado, 29 de setembro de 2018

Évora, ontem: noite apoteótica dos Forcados

Público exigiu volta à arena dos Forcados no último toiro, com Rouxinol Jr., ontem
na corrida nocturna em Évora
Triunfo dos Forcados e da ganadaria Pinto Barreiros ontem em Évora. O
ganadeiro Joaquim Alves de Andrade deu merecida volta à arena com Manuel
Telles Bastos e o forcado João Madeira no segundo toiro da noite
Eram quatro cavaleiros, mas foram só três. Luis Rouxinol não toureou ontem
em Évora devido a uma lesão sofrida durante a tarde de quinta-feira
A maestria do clássico António Ribeiro Telles esteve ontem bem patente nas
duas lides do Mestre em Évora
Manuel Telles Bastos exibiu a sua imensa classe em duas actuações de muito
bom nível
Luis Rouxinol Jr. teve duas lides de alto nível, ao seu melhor estilo. Brindou a
sua última actuação aos Ribeiro Telles


Maria João Mil-Homens (texto e fotos) - O Grupo de Forcados Amadores de Évora foi ontem o grande triunfador da II Corrida do Clube de Rugby de Évora que registou uma entrada de três quartos fortes e decorreu em bom ritmo, destacando-se as seis pegas, enormes e todas à primeira (que vamos mostrar já a seguir).
A anunciada Selecção de Forcados do Clube de Rugby não pegou, como é sabido, não porque a IGAC a tenha impedido de o fazer, mas porque, tal como está regulamentado para todos os grupos de forcados, só permitia a fardação e permanência na trincheira a dezoito elementos e eles eram trinta! Optaram por não actuar.
Também não toureou Luis Rouxinol, por lesão sofrida na tarde de quinta-feira, felizmente nada de muito grave, ficando assim desfalcado o anunciado confronto de dinastias e tendo sido eliminadas também as lides a duo que iriam ser protagonizadas pelos Ribeiro Telles e pelos Rouxinóis, respectivamente.
Destaque para o excelente curro de toiros da ganadaria Pinto Barreiros, de apresentação intocável e bom jogo, tendo o ganadeiro Joaquim Alves de Andrade dado merecida volta à arena logo no segundo toiro. E podia ter dado outras em mais um ou dois toiros.
António Ribeiro Telles e o seu sobrinho Manuel Ribeiro Telles Bastos exibiram-se em muito bom nível nos toiros dos seus lotes, primando pela forma de tourear clássica que os distingue e faz sempre a diferença. E Luis Rouxinol Júnior, mais exuberante e a cumprir uma primeira grande temporada como profissional, depois de ter tomado a alternativa na temporada anterior, esteve ao seu melhor nível e entusiasmou com ferros em terrenos de risco. Os três estiveram muito bem, não havendo propriamente um a destacar. Destacaram-se os três.
O grande e absoluto triunfo da nocturna de ontem em Évora foi prigaonizado, sem sombra para dúvidas, pelos Forcados de Évora com seis grandes e espectaculares pegas ao primeiro intento executadas pelo cabo João Pedro Oliveira e por João Madeira, António Torres Alves, José Maria Passanha, Miguel Direito e José Maria Caeiro, havendo a registar na quarta pega uma oportuna intervenção do antigo cabo António Alfacinha, que estava na trincheira e saltou à arena para dar uma grande primeira ajuda ao forcado da cara (José M. Passanha), ajudando desta forma decisiva a consumar a pega.