quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Forcado António Pereira já em casa a recuperar favoravelmente


"Já me encontro em casa, ainda bastante combalido, mas a recuperar favoravelmente. Muito obrigado a todos pelo apoio" - palavras do forcado António Pereira esta manhã na sua página da rede social Facebook, num post acompanhado por uma das notícias publicadas aqui no "Farpas" aquando do acidente que sofreu no último domingo na corrida que se realizou na Monumental do Montijo.
António Pereira - fotografado por Emílio de Jesus na trincheira, momentos antes da colhida - sofreu um forte traumatismo craniano quando dava ajudas a José Pedro Suissas na duríssima pega ao quinto toiro da tarde, da ganadaria de Paulino da Cunha e Silva, lidado pelo cavaleiro Francisco Palha.
Assistido de imediato na arena por José Ribeiro da Cunha, do INEM, que não estava de serviço na praça, onde apenas acompanhava o seu sobrinho, o cavaleiro João Telles, o forcado foi depois estabilizado na enfermaria graças ao esforço e ao empenho do referido técnico de primeiros socorros e de outro elemento do INEM de Lisboa que também se encontrava a assistir à corrida (a "Equipa Médica" era constituída apenas por uma médica, nem um enfermeiro havia...) e foi transportado para o Hospital do Barreiro.
"A situação não estava nada fácil, o doente estava mais para lá do que para cá, era preocupante", disse na altura ao "Farpas" José Ribeiro da Cunha.
Nessa mesma noite e dada a gravidade do seu estado, António Pereira foi transferido para o Hospital Garcia de Orta, em Almada.
Tinha um derrame cerebral que, graças a Deus, foi absorvido pelo organismo e evitou a mais que provável intervenção cirúrgica. Depois, felizmente, teve uma recuperação milagrosa e ontem teve finalmente alta, estando agora já em casa, em repouso absoluto, recuperando favoravelmente.
Daqui lhe enviamos votos de rápido restabelecimento.

Foto Emílio de Jesus