terça-feira, 25 de setembro de 2018

Ricardo Levesinho faz antevisão das magníficas corridas de Vila Franca: "Vamos ter a 'Palha Blanco' em grande!"




Vila Franca arranca já no próximo domingo, dia 30 (17 horas), com a grande corrida comemorativa do 117º aniversário da carismática praça "Palha Blanco" em que o prato forte vai ser a competição entre os cavaleiros João Moura Jr. e João Ribeiro Telles, dois destacados triunmfadores da temporada; e a competição, também, entre os matadores portugueses António João Ferreira e Nuno Casquinha; assim como a nível das pegas, entre os grupos de Santarém e de Vila Franca.
"Vai ser uma tarde de muita competição e em que está garantida a seriedade do toiro. Serão lidados, à antiga, oito toiros, quatro de Ribeiro Telles a cavalo e quatro de Falé Filipe a pé. As fotos dos toiros já são conhecidas, tanto os da lide a cavalo como os da lide a pé têm cara e imenso trapio. Como o público aficionado de Vila Franca exige. Tenho muita fé nesta corrida", diz-nos o empresário Ricardo Levesinho, que este ano voltou com sucesso à gestão desta emblemática praça de toiros.
Segue-se a Feira de Outubro com uma novilhada no dia 5 (feriado nacional) "onde vão estar dois dos mais promissores cavaleiros praticantes do momento, Mara Pimenta e Ricardo Cravidão e quatro novilheiros das principais escolas taurinas do mundo, a de San Fernando (Cádiz), a de Vila Franca de Xira, a de Madrid e a de Valência, respectivamente Jesus Rivero, o nosso João D'Alva, Álvaro Burdiel e Joan Marín, com pegas pelos Amadores de Vila Franca".
No domingo, 7 de Outubro, será a vez de um emotivo Concurso de Ganadarias com exemplares de Veiga Teixeira, Dr. António Silva, Passanha, São Torcato, Higino Soveral e Silva Herculano, que serão lidados pelos cavaleiros Manuel Telles Bastos, Francisco Palha e Rouxinol Júnior e pegados pelos forcados dos grupos do Ribatejo, do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e os do Ramo Grande, dos Açores, que se estreiam na "Palha Blanco".
Segundo Ricardo Levesinho, para esta corrida "existe muita apetência para ver os toiros escolhidos pelos ganaderos. Como os aficionados sabem que se trata de uma praça que defende o trapio do toiro, existe a expectativa mais que obrigatória de que a empresa apresente, juntamente com os ganaderos, seis toiros imponentes. E é o que vai acontecer".
Sobre a corrida de terça-feira, 9 de Outubro (22 horas), adianta Levesinho que "tem um ambiente fantástico, nunca visto desde que estou à frente desta praça". É compreensível, dada a força do cartel, um mano-a-mano entre António Ribeiro Telles e Diego Ventura e ainda a actuação em solitário, como manda a tradição, do fantástico Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca na noite de mudança de cabo. "À partida vai esgotar e vamos assistir a uma noite deslumbrante de toiros", prevê o empresário. Lidam-se seis toiros (dois de cada) das ganadarias Palha, Prudêncio e Maria Guiomar Cortes Moura.
"Em suma, as minhas expectativas são muito altas para qualquer uma das corridas e também para a novilhada. Vamos ter a 'Palha Blanco' em grande!", remata Ricardo Levesinho.

Fotos Maria Mil-Homens e D.R.