terça-feira, 25 de setembro de 2018

Morreu o antigo cavaleiro António Vitorino Marques


Morreu hoje no Hospital de Vila Franca, onde estava internado, o antigo cavaleiro tauromáquico António Vitorino Marques.
Natural de Vila Franca, onde nasceu a 26 de Agosto de 1957, muito cedo se apaixonou pelo toureio e pelos cavalos. Era filho de um campino que durante muitos anos trabalhou para Manuel dos Santos.
Vitorino Marques apresentou-se em público num festejo taurino em Samora Correia em 1967 e fez a prova de praticante a 25 de Maio de 1978 em Paio Pires, actuando ao lado de Manuel Conde, Luis Miguel da Veiga, Fernando Andrade Salgueiro, Gustavo Zenkl e Manuel Jorge de Oliveira, lidando um toiro da ganadaria Cunha e Carmo.
Recebeu a alternativa das mãos do saudoso José Mestre Batista (foi um dos poucos cavaleiros a quem este concedeu a alternativa) na tarde de 19 de Junho de 1983, na desaparecida Monumental de Cascais (foto), sendo Emídio Pinto a testemunha. Actuou o Grupo de Forcados de Vila Franca e lidaram-se toiros de José Infante da Câmara, tendo Vitorino lidado o "Violino" com o peso de 481 quilos.
Sem nunca ter tido um grande destaque, toureou com dignidade ao longo de vários anos, chegou a comemorar em Cascais o aniversário da sua alternativa e nos anos 90 radicou-se no México, onde em 1999 sofreu um grave acidente que o incapacitou para o toureio e lhe deixou graves sequelas.
Colaborou durante alguns anos nas empresa do também saudoso cavaleiro D. José João Zoio, ao qual esteve muito ligado. Nas últimas temporadas, a convite da empresa, assistiu no Campo Pequeno a algumas corridas de toiros.
São ainda desconhecidos pormenores das cerimónias fúnebres, que deverão decorrer amanhã em Vila Franca.

Foto Luis Azevedo/Estúdio Z