sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Ventura põe o dedo na ferida e lança o desafio: "Quero mudar o toiro que se utiliza no rejoneio!"




"Quero mudar o toiro que se utiliza no rejoneio. Sou o único que está a lutar por isso. As empresas devem sair da comodidade. Que apostem em outras ganadarias e que se pense no aficionado. No aficionado penso eu" - palavras de Diego Ventura, a uma semana da "tarde da sua vida" em Madrid, onde se encerrará com seis toiros, numa interessante e muito importante entrevista à revista "Aplausos", já à venda em Portugal.
Depois de recentemente ter lidado uma corrida dura da ganadaria Partido de Resina (ex-Pablo Romero) em Villacarrillo e de se anunciar para Madrid com dois toiros de Miura, Diego Ventura está, de facto, a mudar o rejoneio e a apostar em ganadarias sérias, num momento em que as corridas de cavaleiros em Espanha começavam a perder público pela insistente apresentação de toiros "moles" e de pouca transmissão de divisas murubes. Toiros a que um dia João Salgueiro, o primeiro a pôr o dedo na ferida, chamou de "nhoc-nhoc's" e que agora Ventura designa como "descafeinados"...
"Convido os meus companheiros a que se anunciem com ganadarias deste tipo, como a de Partido de Resina. Se mais rejoneadores se apontarem e esta classe de ganadarias, fazer-se-ia uma boa limpeza no escalafón" - atira Ventura, em jeito de desafio e com o desejo manifesto de dar um novo fôlego e, acima de tudo, maior seriedade e mais verdade à arte do rejoneio.
"O meu objectivo é que se abram os encastes. Que se lidem ganadarias com mais raça e que o toiro se mova mais em definitivo", afirma o rejoneador, que no próximo dia 6 em Madrid lidará dois toiros de Miura, dois de Sánchez e Sánchez e dois da ganadaria portuguesa de Maria Guiomar Cortes de Moura.
Depois da encerrona em Las Ventas, onde este ano cortou um rabo (o que não acontecia há mais de 40 anos e com um rejoneador aconteceu pela primeira vez), Diego Ventura toureia no dia 7 de Outubro em Zaragoza na Feira del Pilar, com Rui Fernandes e Andy Cartagena; e no dia 9 em Vila Franca de Xira, mano-a-mano com António Ribeiro Telles, frente, também, a toiros sérios das ganadarias Palha, Prudêncio e Cortes de Moura.

Fotos D.R./@Diego Ventura oficial