sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Família do Maestro Amadeu dos Anjos emite comunicado

Maestro Amadeu dos Anjos em 1998 na casa de fados "Velho Páteo de Sant'Ana"
em Lisboa, com Miguel Alvarenga e o Maestro Paco Camino. Em baixo, com a
fadista e sua grande amiga Hermínia Silva

A Família do Maestro Amadeu dos Anjos vem esclarecer em comunicado, que a seguir publicamos na íntegra, os porquês da ausência de uma lápide na sepultura em Colares do saudoso matador de toiros e agradece a todos a vontade de preservar a memória do grande toureiro

Tendo tido conhecimento do artigo publicado no “Farpas”, a família do Maestro Amadeu dos Anjos vem esclarecer:

1. No passado dia 3 de Maio, após a morte do nosso pai, foram iniciados os procedimentos para o funeral no cemitério de Colares (freguesia em que Amadeu viveu os últimos anos e onde reside parte da sua família).

2. Após o velório recebemos à noite, o contacto do seu amigo José Jorge Pereira em que nos foi colocada a hipótese de que o nosso pai fosse sepultado no Panteão dos Artistas do Cemitério dos Prazeres. Durante a tarde, também Francisco Távora nos tinha tentado contactar. Jorge Ferreira seria a pessoa de contacto na CML. O Presidente da CML, Fernando Medina estaria de acordo mas só conseguiria assinar a autorização na manhã de dia 4 (antes do funeral). Depois da CML autorizar faltava ainda o ok do Cemitério dos Prazeres e operacionalizar a logística.

3. A família aceitou a sugestão, desde que a autorização (da CML e do Cemitério dos Prazeres) chegasse em tempo útil, ou seja até à hora da missa do funeral.

4. Antes da missa perguntámos se já havia ok mas não tinha ainda saído a autorização.

5. Ao chegar ao cemitério de Colares recebemos então a chamada a dizer que tínhamos finalmente a autorização da CML e do Cemitério dos Prazeres, mas que seria ainda necessário iniciar os procedimentos logísticos.

6. Foi decidido pelas filhas que dado o momento tardio em que chegou a autorização, não se ia alterar o desenrolar do funeral.

7. No entanto, ficou estabelecido entre os intervenientes do referido processo que, findo o prazo legal de 3 anos, se a CML e o Cemitério dos Prazeres mantivessem a mesma vontade, será feita uma transladação para o Panteão dos Artistas e uma homenagem a Amadeu dos Anjos.

8. Assim sendo, a sepultura ficou provisória em Colares.

9. Em 2020 iremos iniciar os procedimentos para a transladação e homenagem, se possível com uma corrida de touros com a receita a reverter para uma instituição de solidariedade.

10. Para que todos os amigos e aficionados nos possam contactar… aqui fica o mail de contacto (dfa@tradereal.pt).

Agradecendo a todos a vontade de preservar a memória do nosso Pai, com os melhores cumprimentos,

A família do Maestro Amadeu dos Anjos

Fotos D.R.