quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Presidente da Associação Nacional de Toureiros repudia afirmações da ministra da Cultura


"Está mais que na hora de nos unirmos", escreve Nuno Pardal, presidente da Associação Nacional de Toureiros, na sua página do Facebook, apelando aos aficionados que manifestem também o seu repúdio pelas afirmações da ministra da Cultura enviando e-mail's para os gabinetes dos membros do governo

Expresso o meu mais profundo desagrado com as declarações da Senhora Ministra da Cultura, tidas ontem na Assembleia da República.
A Senhora Ministra teve a oportunidade de admitir e reparar um grave erro no Orçamento de Estado.
A Tauromaquia está a ser discriminada face às outras áreas da Cultura. O Governo está a ponto de cometer uma grave inconstitucionalidade e desigualdade retirando a isenção do IVA aos artistas tauromáquicos e não baixando o IVA nos espetáculos tauromáquicos.
O que esperaríamos do Ministério que tutela esta expressão cultural e parte integrante da Cultura portuguesa era que saísse em defesa dos direitos e valores dos profissionais e dos aficionados, mas ao contrário a Senhora Ministra ataca e ofende todos aqueles que vivem e/ou gostam da Tauromaquia.
Somos civilizados, somos tolerantes, somos respeitadores, somos cumpridores, mas desta vez não podemos deixar estas infelizes declarações passarem em claro.
Relembro a Senhora Ministra que este ano a tauromaquia foi defendida na Assembleia da República, com mais de 84% votos favoráveis a que esta expressão cultural seja mantida uma vez que se trata de parte integrante e de elevada importância da Cultura portuguesa.
Relembro a Senhora Ministra que existem cerca de 4 milhões de portugueses que gostam ou respeitam a Tauromaquia.
Relembro a Senhora Ministra que as audiencias da corridas de toiros na televisão chegam as 2 milhoes de telespectadores.
Senhora Ministra, peço que se retrate, peço que cumpra com a constituição e com o seu dever enquanto responsável pela tutela, peço que defenda o que é Nosso, não deixando que injustiças e inconstitucionalidades ataquem esta forma de arte e de cultura Portuguesa
Caso não consiga distanciar-se dos seus preconceitos e gostos pessoais, demita-se porque um ministro não impõe os seus gostos nem crenças.
Demita-se, porque ao contrário da Senhora, nós somos civilizados e queremos que a tauromaquia e os seus valores perdurem.
Amigos e aficionados, mostrem o vossa desagrado, mostrem quem somos e o que queremos. Está mais que na hora de nos unirmos.
Enviem email para os seguintes endereços
gabinete.pm@pm.gov.pt; gabinete.ministro@mc.gov.pt; gabinete.sec@mc.gov.pt; gabinete.seap@seap.gov.pt; gabinete.seapm@pm.gov.pt; gp_ps@ps.parlamento.pt; gabinete.ministro@mf.gov.pt; gabinete.seaf@mf.gov.pt; gabinete.seo@mf.gov.pt; gabinete.mj@mj.gov.pt; ccesar@ps.parlamento.pt; gp_psd@psd.parlamento.pt; gp_pp@pp.parlamento.pt; gp_pcp@pcp.parlamento.pt

Nuno Pardal

Foto D.R./@Nuno Pardal/Facebook