sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Montemor-o-Velho: mais uma autarquia PS contra Costa e a ministra


Não pára de aumentar o número de vozes contra as declarações da ainda ministra da Cultura, Graça Fonseca. Aos 44 municípios com actividade taurina, da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, junta-se agora Montemor-o-Velho que considera discriminatória a exclusão da Tauromaquia da proposta de redução do IVA de 13 para 6 por cento nas actividades culturais.
“É mais um sinal para o Governo perceber que este assunto não está esquecido. Os portugueses não esquecem as declarações de Graça Fonseca e somos cada vez mais a considerar que não está preparada para o cargo”, considera Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia.
Em reunião do executivo municipal, no passado dia 19, foi aprovada por unanimidade a Moção de Protesto que lamenta e repudia as afirmações de Graça Fonseca durante a discussão do Orçamento do Estado para 2019. A ainda ministra, recorde-se, insultou todos os portugueses e em especial os que apoiam a Festa Brava, ao afirmar que a “tauromaquia não é uma questão de gosto, mas de civilização”.
No documento apresentado pelo vereador Aurélio Soveral Rocha (PPD/PSD-CDS-PP), justifica-se a tomada de posição com a existência de espectáculos tauromáquicos “desde o início do século passado” no concelho, embora Montemor-o-Velho não pertença à secção de Municípios com Actividade Taurina da ANMP.
Sobre as declarações de Graça Fonseca, a Moção de Protesto repudia a posição da ministra: “Ainda por cima vindo de quem vem, de alguém que tutela ao mais alto nível do Estado uma pasta tão importante como é a da Cultura, que tem o dever de defender e proteger as diversas sensibilidades de arte”.
O município de Montemor-o-Velho é mais um, com gestão PS, que se junta ao coro de protestos contra a discriminação da tauromaquia em sede do Orçamento do Estado. No total, são já 26 os municípios socialistas que contestam as afirmações da ministra e também de António Costa.

Foto D.R.