A procissão ainda agora vai no adro, mas a polémica já se instalou no meio taurino, depois de a Junta de Freguesia de Abiul ter "descontratado" David Gomes da corrida de 14 de Agosto alegando que a venda do cavalo "Campo Pequeno" terá retirado o interesse à participação do toureiro nesse cartel. A Junta diz que quem falhou foi David Gomes. O toureiro ameaça com um processo judicial por incumprimento do contrato...
"Se para nós e nas contratações que fazemos a palavra é o que basta, queríamos acreditar que teria igualmente bastado neste caso, pelo que o David Gomes e a sua equipa sabem que quem falhou não foi a Junta de Freguesia de Abiul e o seu executivo...", afirma o próximo executivo da Junta ao site touroeouro.com, anteontem, a propósito da controvérsia que se gerou depois de ter excluído o cavaleiro David Gomes da corrida de 14 de Agosto, para que estava anunciado, alegando como justificação o facto de o toureiro se ter desfeito do seu cavalo craque (na foto), o célebre "Campo Pequeno", que há duas semanas vendeu a Moura Caetano.
O executivo da Junta de Abiul acrescenta que "o David Gomes e o seu apoderado (Pedro Penedo) tiveram conhecimento de todo o processo e das explicações que demos aos exigentes aficionados de Abiul para justificar a presença do David na Feira Taurina de Abiul", explicando que a aposta na presença desta cavaleiro "era uma aposta pessoal nossa, depois de vermos algumas actuações, onde curiosamente o David sempre saíu à praça com o famoso cavalo 'Campo Pequeno'", o que os levou a "dar-lhe uma oportunidade na nossa Feira e naquela que é uma das corridas de maior destaque, que anualmente tem registado lotação esgotada".
"Quando contratámos o David Gomes, salientámos ao apoderado que era importante a presença do cavalo, pois nessa altura já se comentava a possível venda do cavalo... era também a nossa palavra junto dos aficionados de Abiul e foi com esse argumento (a presença do cavalo "Campo Pequeno") que conseguimos 'convencer' os aficionados da presença do jovem cavaleiro e eis que agora somos surpreendidos com a notícia da venda do cavalo...", explicam.
Apesar de não existir no contrato nenhuma cláusula que obrigasse David Gomes a apresentar-se em Abiul com o famoso cavalo, havia a palavra dada pelo apoderado Pedro Penedo, como o próprio nos confirmou esta semana, de que David se faria acompanhar do seu craque "Campo Pequeno". Foi o próprio Pedro Penedo, que não soube pelo toureiro, mas pela notícia publicada no "Farpas", que o cavalo fora finalmente vendido a Caetano, quem de imediato telefonou à Junta de Freguesia de Abiul a dar conta do sucedido.
"Não estava nada escrito, mas eu tinha dado a minha palavra de que o cavalo estaria em Abiul e por isso senti-me na obrigação de comunicar à Junta de Abiul que afinal já fora vendido", disse Penedo ao "Farpas".
Entretanto, também esta semana, fonte próxima do cavaleiro David Gomes contactou uma importante Sociedade de Advogados com o objectivo de avançar com um processo judicial contra a Junta de Freguesia de Abiul por alegado "incumprimento do contrato".
O cartel de 14 de Agosto em Abiul, de onde "caíu" David Gomes, está formado por Filipe Gonçalves e Francisco Palha e pelos grupos de forcados Amadores de Lisboa e de Coruche, com toiros da ganadaria Vale do Sorraia. O substituto de David Gomes, apesar de a Junta ainda não o confirmar. deverá ser Marcos Bastinhas.
Foto Emílio de Jesus