quarta-feira, 26 de junho de 2019

Assine a Petição Pública para que o Coliseu "Rondão de Almeida" se passe a denominar Coliseu "Joaquim Bastinhas"!



É este o texto da Petição Pública que todos podem - e devem - assinar na internet para que o Coliseu "Rondão de Almeida" de Elvas se passa a chamar, com todo o merecimento e a justiça, Coliseu "Joaquim Bastinhas". Assine aqui: https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT93531

Joaquim Manuel Carvalho Tenório nasceu em 8 de Março de 1956, em Elvas, cidade que elegeu para viver até ao último dia de sua vida.
Filho de Sebastião Tenório, aficionado e cavaleiro amador, de quem herdou o "apelido" artístico Bastinhas, e toda a paixão pela arte da tauromaquia, seguindo os seus passos como cavaleiro tauromáquico, tendo tirado a alternativa a 15 de Maio de 1983, levando o nome de Elvas além fronteiras.
Para além de terras lusas e espanholas, onde também é conhecido por Joaquín Bastinhas, o cavaleiro luso actuou países como França, EUA, Venezuela, México, Grécia e China, onde elevou bem alto o nome de Portugal e de Elvas.
Muito para além da tauromaquia, Joaquim Bastinhas era um caso de popularidade dentro e fora das arenas, sendo apelidado carinhosamente de "Toureiro do Povo".
Em 31 de Dezembro de 2018, despediu-se fisicamente de nós, e está sepultado no cemitério de Elvas.
Nada mais justo que o Coliseu "Rondão de Almeida", actual nome da praça de toiros da sua terra natal, seja alterado para Coliseu "Joaquim Bastinhas", praça esta que lhe estava entregue para exploração desde que foi construída.
Apelamos ao bom senso e sensibilidade do presidente da Câmara Municipal de Elvas, para que permita que Joaquim Bastinhas para além de imortalizado na memória de todos os elvenses e de todos os aficionados, fique perpetuado com o seu nome no coliseu da sua terra.

Foto Maria Mil-Homens