David Gomes com o cavalo "Campo Pequeno" na noite do grande triunfo do ano passado na Figueira da Foz |
David Gomes e Pedro Penedo: separação à vista... |
David Gomes já não toureia a 14 de Agosto em Abiul, onde estava anunciado. O apoderado Pedro Penedo diz que a empresa o contratara depois de o ter visto há um ano na Figueira com o fantástico cavalo "Campo Pequeno", que entretanto vendeu a Moura Caetano e que isso justificou a sua exclusão do cartel. Gomes considera que o apoderado não o defendeu como devia e já se fala em separação...
O cavaleiro David Gomes, anunciado no cartel (ao lado) da terceira corrida da próxima Feira de Abiul, a 14 de Agosto, onde iria lidar toiros de Vale do Sorraia ao lado de Filipe Gonçalves e Francisco Palha, "caíu" esta semana do elenco e será substituído por Marcos Bastinhas. O alegado motivo para a sua exclusão do cartel terá sido o facto de se ter desfeito do cavalo craque da sua quadra, o famoso "Campo Pequeno", que há duas semanas vendeu a João Moura Caetano.
Fontes próximas do toureiro da Malveira manifestaram ao "Farpas" o descontentamento de David Gomes pelo sucedido: "A organização da corrida, a Junta de Freguesia de Abiul, contratou o toureiro ou contratou o cavalo?... Tira-se um toureiro de uma corrida, depois de estar contratado, só pelo facto de ter vendido um cavalo?". E nos mentideros da Festa diz-se mesmo que David Gomes, descontente com o facto de o seu apoderado o não ter defendido neste caso, se vai desligar de Pedro Penedo.
Contactado pelo "Farpas", o apoderado Pedro Penedo confirma que foi mesmo a venda do cavalo "Campo Pequeno" que provocou a "queda" de David Gomes do cartel da corrida de Abiul:
"É verdade, sim senhor. Os organizadores da Feira de Abiul, os membros da Junta de Freguesia, viram o grande triunfo do David em Julho do ano passado na Figueira da Foz, na corrida em que reapareceu o saudoso Joaquim Bastinhas e na qual teve um êxito fantástico precisamente com o cavalo 'Campo Pequeno'. Na altura já se falava que o David poderia vender o cavalo a Moura Caetano, mas ele garantia que não o venderia. Então, os homens de Abiul contactaram-me e contrataram-no com a condição de levar o cavalo. Não está escrito isso no contrato, mas a palavra basta e eu dei a minha, garanti que levaria o cavalo".
E acrescenta:
"Os meses passaram e o David continuava sem vender o cavalo. Vendeu-o há duas semanas, creio e nem sequer me disse nada. Soube oficialmente pelo 'Farpas' que o cavalo tinha sido finalmente vendido a Moura Caetano... E porque sou um homem de palavra, de imediato contactei o senhor Pedro Barros, da Junta de Abiul, comunicando-lhe esse facto. Eu dera a minha palavra que o David iria a Abiul com o cavalo 'Campo Pequeno' e sendo assim, uma vez que as coisas se alteraram, optaram por substitui-lo. Estão no seu inteiro direito e não os critico por isso. Lamento, apenas".
A venda do cavalo a Moura Caetano pode, aliás, ter causado outros "estragos" na temporada de David Gomes. O toureiro também estava apalavrado para actuar a 10 de Agosto na Figueira da Foz, a apresentação dos cartéis é já amanhã e o apoderado Pedro Penedo não recebeu ainda nenhum convite do empresário Ricardo Levesinho para estar presente:
"Soube também pelo 'Farpas' que Ricardo Levesinho faz amanhã a apresentação dos três cartéis da Figueira da Foz e até ao momento não recebi nenhum convite para estar presente... Em princípio o David actuaria na corrida de 10 de Agosto e se assim fosse, seria normal que nos tivessem convidado para estar presentes na apresentação dos cartéis... Como isso não aconteceu, presumo que também tenha 'caído' do cartel da Figueira e se isso se confirmar não tenho dúvidas que é também pelo facto de ter vendido o cavalo que lhe dava os êxitos...".
Fotos Emílio de Jesus e M. Alvarenga